Pesados da Copa Truck dão show em Curvelo e pista agrada pilotos

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/10/2018 às 18:05.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:31
 (Fernando Dilly)

(Fernando Dilly)

A prova estava marcada originalmente para maio e, com a paralisação nacional dos caminhoneiros, acabou transferida para o último domingo. E por pouco as fortes chuvas do fim de semana não impediram que as máquinas da Copa Truck dessem espetáculo também na nova data. A ponto de levar a organização da categoria a antecipar o horário de largada das duas corridas no Circuito dos Cristais, em Curvelo.

Felizmente o temporal de sábado (que interrompeu a programação do dia no meio da tarde) não se repetiu e os caminhões que chegam aos 1.200 cavalos de potência puderam dar show no traçado curto do autódromo mineiro. O público numeroso, que em sua maioria nunca havia visto de perto as disputas da categoria, se impressionou com os ‘brutos’ brigando por posição nas duas provas de 25 minutos.

Não poderia ser diferente – bastou conferir as largadas, quando os caminhões chegaram a estar emparelhados em três ou quatro e o chão chegou a tremer diante de tanta cavalaria. Melhor ainda que a definição do vencedor – o experiente Felipe Giaffone (Volkswagen) dominou as duas corridas do fim de semana – se deu com muito trabalho do paulista.

Punido na tomada de tempos por excesso de fumaça (a exemplo de outros seis caminhões), Giaffone se recuperou de forma espetacular, escolhendo as curvas Gêmeas como seu principal ponto de ultrapassagem. Ajudado pelas punições à dupla da Mercedes (André Marques e Wellington Cirino), assumiu a ponta na sexta das 14 voltas, chegando a abrir vantagem confortável para Régis Boessio (Volvo) que, no entanto, encostou nos metros finais.

Com a inversão obrigatória dos oito primeiros lugares no grid para a segunda corrida, o ex-piloto da Indy teve de dar início a nova recuperação assim que os sinais vermelhos se apagaram. Depois de uma bela disputa com Danilo Dirani (Mercedes) e Leandro Totti (Scania), tomou mais uma vez a ponta para completar um domingo perfeito.

Giaffone não foi o único a tecer elogios à pista mineira, que mostrou condições de segurança mais que adequadas e não proporcionou acidentes sérios. “É um traçado bastante divertido, trabalhoso, gostei muito”, destacou o vencedor, que vai com tudo para a grande final da temporada, em 2 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Na disputa pelo troféu da Copa Sudeste (minitorneio que incluiu a etapa de Interlagos), melhor para André Marques.

Confira mais notícias do automobilismo e do motociclismo no site Racemotor (https://www.racemotor.com.br)

 RÁPIDAS

DECISÃO EM DOSE DUPLA NO CIRCUITO DOS

CRISTAIS: BRASILEIRO E GP GERAIS DE MOTO

Depois da Truck, é a vez de as duas rodas serem atração no Circuito dos Cristais. A pista (novamente no traçado de maior extensão) recebe a etapa decisiva do Brasileiro de Motovelocidade e do GP Gerais, o campeonato mineiro da modalidade. Os treinos oficiais serão realizados sábado para a definição dos grids das categorias 300cc Supersport, 600cc Supersport, Light 1.000cc e 600cc(pilotos com menor experiência), Naked (motos sem carenagem) e as Superbikes 1.000cc (com as subdivisões Pro, Evo e Master). A expectativa dos organizadores é de que mais de 120 pilotos de todo o país participem das disputas – o Brasileiro foi retomado esse ano.

CAMPEÃO ANTECIPADO, RAFA MATOS CORRE

POR MAIS UMA VITÓRIA EM AUSTIN

Com o título da Trans-Am Series (categoria TA2) assegurado desde a etapa da Virginia, o mineiro Rafa Matos quer aproveitar o final de temporada para, sem pressão, acumular mais vitórias na competição – foi ao alto do pódio cinco vezes no ano. Com o Chevrolet Camaro da Coleman Motorsports/3D Dimensional Services, ele encara a penúltima etapa do campeonato no Circuito das Américas (COTA), em Austin, sábado. Nada menos que 30 carros estarão no grid, recorde em 2018. “Nas últimas provas estava mais preocupado em administrar a vantagem no campeonato e nem sempre podia arriscar como gostaria. Agora posso correr apenas pelas vitórias, e é o que vou fazer numa pista que conheço bem”, destacou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por