Os principais nomes do mundo quando o assunto é enduro estão em Belo Horizonte para a disputa da terceira etapa do Campeonato Mundial de Super Enduro, o Maxxis Fim Superenduro World Championship, neste sábado (18), no ginásio do Mineirinho. Porém uma disputa inédita promete levantar a torcida presente.
 
Como a cada ano, aumenta o número de praticantes da modalidade no Brasil, a grande quantidade de pilotos nacionais interessados em competir fez com que os organizadores solicitassem à Federação Internacional de Motociclismo (FIM) a inserção de uma série especial de baterias classificatórias, exclusiva para os competidores locais.

“Realmente ficamos surpresos com a quantidade de pilotos interessados em participar. Solicitamos aos promotores internacionais e, de fato, vamos dar oportunidades aos atletas nacionais”, comenta um dos organizadores do evento, Sebastião Lago Junior. Para ele, na prova brasileira, os três pilotos favoritos para a conquista do título são os mineiros Nielsen Bueno, Ronald Santi e Rômulo Bottrel.

Aprendizagem

A criação da prova também agradou aos competidores, que terão a chance não apenas de participar, como de vencer uma prova desse nível. “Meu objetivo é ser o primeiro brasileiro, mas sei que todos estamos em igualdade de condições. Nenhum piloto daqui é acostumado, não temos nada parecido com essas competições (indoor). Então será uma aprendizagem pra todos”, avalia Bottrel, campeão brasileiro da modalidade, que competiu contra as feras internacionais no X-Games, em Foz do Iguaçu (PR), no ano passado.

Já o jovem Ronald Santi, de 21 anos, não vê a hora de disputar uma prova em um dos maiores palcos do esporte brasileiro. “Estou muito ansioso por poder correr em casa, ainda mais no Mineirinho. Acompanhei o Mundial de Motocross, 16 anos atrás, e agora poderei correr aqui”, comemora. Para ele, o mais importante é se divertir e aproveitar o contato com os melhores do mundo para aprender novas técnicas. O evento tem apoio do Hoje em Dia e da 98 FM.

9 horas – Abertura dos portões externos
9h30 - Trial
10h às 12h20 – Treinos livres, classificatórios e repescagem
14 horas – Abertura dos portões internos
14h30 – Sessão de autógrafos
14h45 – Miss Super Enduro Brasil
15 horas – Apresentação dos pilotos
15h15 – Treino cronometrado categoria Prestige
15h30 – 1ª corrida categoria Nacional
15h45 – Super Pole cat. Prestige (6 pilotos)
15h55 – 1ª corrida categoria Juniors
16h10 – 1ª corrida categoria Prestige
16h25 – Show musical com Gabi Mello
16h40 – 2ª corrida cat. nacional + pódio
17 horas – 2ª corrida categoria Prestige
17h15 – 2ª corrida categoria Juniors + pódio
17h30 – Show de Gabi Mello e Miss Super Enduro Brasil
18 horas – 3ª corrida cat. Prestige +pódio
18h20 – coletiva de imprensa cat. Prestige

* Ingressos: R$ 80 a R$ 450 (camarote premium), pelo site www.mundialdesuperenduro.com.br ou, neste sábado (18), nas bilheterias do Mineirinho