Pilotos do parapente torcem por dia bonito em Governador Valadares

Ana Lúcia Gonçalves - Hoje em Dia
21/01/2014 às 10:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:29
 (Leonardo Morais)

(Leonardo Morais)

GOVERNADOR VALADARES – Com esperança de ver o tempo melhorar, 125 pilotos de voo livre retornam nesta terça-feira (21) ao Pico da Ibituruna para o quinto dia de provas da Copa do Mundo de Parapente, nesta cidade do Leste de Minas Gerais. Ontem, o céu nublado e a falta de térmicas inviabilizaram as disputas, que começaram na quarta-feira passada e seguem até sexta.

Os competidores subiram cedo para o local da largada e armaram os equipamentos, mas, sem prova, decolaram de volta para a cidade, às 14h. No domingo, o dia foi de descanso, com programação livre, porém muitos optaram por voar.

Mesmo com o mau tempo, que não dá trégua desde sexta-feira, quando uma frente fria chegou à região e aumentou as chances de pancadas de chuvas à tarde. Isso forçou os organizadores a criar uma prova mais curta, de 45 quilômetros. Na sexta, os pilotos partiram do Pico da Ibituruna em direção a Divino Traíra e fizeram ziguezague até as margens de Alpercata.

Depois voltaram em alta velocidade e pousaram na antiga Feira da Paz. No sábado, foram até Linópolis e retornaram, num total de 67km.

O professor de matemática, o suíço Stefan Wyss, piloto apontado como um dos favoritos e primeiro na classificação geral até agora, aplaudiu as provas curtas. “Foram as mais excitantes que já participei”, avalia.

Dos 125 pilotos de 27 países, cinco são do Brasil. O que tem mais chances é o capixaba Frank Brown, 11 vezes campeão brasileiro e vice campeão de PWC, atualmente em 16º. “Os 20 primeiros pilotos estão separados por apenas 100 pontos, posição fácil de virar”, diz um dos organizadores, Leonardo Bassani, da organização. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por