Um encontro entre autoridades do Ministério do Esporte e da Prefeitura do Rio de Janeiro, marcado para hoje, deve confirmar um fato que já é dado como certo nos bastidores: o Parque Olímpico passará a ser gerido, única e exclusivamente pelo Governo Federal.

De acordo com o próprio ministro Leonardo Picciani (PMDB), a tratativa está em fase final e não deve encontrar empecilhos para ser finalizada.

“A prefeitura, durante algum tempo, buscou fazer uma Parceria Público Privada (PPP) do Parque, mas acredito que possivelmente não se concluirá – por não fazer parte da ideia do prefeito eleito Marcelo Crivella (PRB)”, comentou Picciani. “A prefeitura deverá ceder nos próximos dias o controle e a gestão ao Governo Federal”, concluiu.

Caso isso se confirme, o ministro afirma que construirá um calendário intenso de treinamentos e eventos no Parque. “A única forma de um equipamento esportivo não ficar obsoleto e não ter prejuízos em sua estrutura é ter um funcionamento permanente e perene”, disse.

Para iniciar a Era pós-Jogos Olímpicos, um evento, inclusive, já está confirmado no Parque. Segundo Leonardo Picciani, no início do ano que vem o velódromo receberá o Pan-Americano Júnior de Ciclismo, sob a chancela da União Ciclística Internacional (UCI).

Futuro das Arenas

Em relação às Arenas do Parque, o ministro deixou claro que será feito de cada uma delas. “Apenas duas Arenas serão desmontadas: a do handebol, que será transformada em quatro escolas, e também o espaço dos esportes aquáticos, que se transformará em dois locais de natação na cidade do Rio de Janeiro”, especificou o ministro.

Ainda de acordo com ele, as outras instalações serão utilizadas como centros da prática esportiva, com exceção da Arena 3, que será transformada num ginásio municipal, voltado para a iniciação de jovens atletas. “Os demais equipamentos (Arenas 1 e 2, velódromo e arenas do tênis) já funcionarão sediando um calendário intenso de eventos esportivos”, concluiu. Picciani participou de um bate papo durante o 6ª Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (Enecob), realizado, no início da semana, no Rio de Janeiro.

parqueolimpico