Próximo do Cruzeiro, Dodô voltará a BH, onde trocou a meia-esquerda pela lateral na Toca I

Guilherme Guimarães
22/01/2019 às 17:30.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:10
 (Reprodução)

(Reprodução)

O Cruzeiro está perto de anunciar oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Dodô, um dos destaques do Santos na última temporada. O jogador, ao chegar em Belo Horizonte, viverá um “flashback”, uma volta no tempo, já que quando criança atuou nas categorias de base do próprio clube celeste.

Meia-esquerda ainda quando estava na Toca da Raposa I, Dodô constantemente era aproveitado na lateral-esquerda, até porque havia uma forte concorrência com os garotos da época. E um deles era exatamente Dudu, que foi revelado no Cruzeiro, e hoje defende as cores do Palmeiras.

“Eu era o treinador dos garotos do Cruzeiro na época em que o Dodô passou pelo clube. Menino bom de bola, habilidoso, de muita personalidade. Não gostava de ficar no banco e fora das partidas. Ele jogou na mesma época que o Dudu, hoje no Palmeiras, e que naquela época acabou subindo de categoria antes do Dodô”, disse ao Hoje em Dia Edu Lima, ex-jogador do Cruzeiro, e também ex-treinador das categorias de base da Raposa.

Edu Lima trabalhou no Cruzeiro entre 2002 e 2007, e afirma que deu as primeiras oportunidades para Dodô na lateral-esquerda.

“O futebol há um tempo privilegia o mais forte, o mais alto, e o Dodô era franzino, mas tinha muita habilidade. Ele jogava na meia-esquerda, e pela concorrência no grupo eu tinha o cuidado de observar os atletas e colocá-los em mais de uma posição. Falei com o Dodô na época que o colocaria de lateral, e ele aceitou. Isso quando ele tinha 12 anos”, comenta Edu Lima.  

Lembranças

Em 2018, Dodô chegou a citar em sua conta oficial no Twitter que havia morado em Belo Horizonte. “Finalmente em BH!! Pra quem não sabe eu morei dos 11 aos 15 anos aqui. Na Toca da Raposa 1. Quando jogava no @Cruzeiro Muitas lembranças dessa cidade e do povo mineiro. BH mora no meu coração”, publicou no dia 14 de junho do ano passado.

Para jogar mais, Dodô acabou deixando o Cruzeiro e acabou acertando com o Corinthians, onde teve sua primeira oportunidade como profissional. Entre 2007 e 2012 esteve vinculado ao Alvinegro Paulista, tendo sido emprestado ao Bahia em 2011.

O jogador foi para a Itália depois de se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo, e passou pelo Roma, Internazionale e Sampdoria, antes de voltar ao Brasil e vestir a camisa do Santos.

O lateral também passou pelas divisões de base da Seleção Brasileira e, em 2014, foi convocado para o time principal do Brasil, isso quando tinha 22 anos.Heuler Andrey / Mowa Press / N/A

Em 2014, após a Copa do Mundo, Dodô foi convocado para a Seleção Brasileira

Reencontro 

Quando chegar à Toca II, o lateral-esquerdo Dodô reencontrará um velho conhecido. Trata-se de “Ronaldinho”, o gerente administrativo da Toca II, que em meados dos anos 2000 era o preparador físico das categorias de base do Cruzeiro.

Na foto que ilustra essa reportagem, Ronaldinho aparece agachado, na segunda fileira, da esquerda para a direita. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por