A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá apenas Samir Xaud como candidato à presidência da entidade. O prazo para registrar outras chapas encerrou na noite dessa terça-feira (20). O pleito será realizado no próximo domingo (25), a partir das 10h30, na sede da entidade, no Rio, e definirá também os integrantes do conselho fiscal. O exercício dos mandatos será de 2025 a 2029.
Samir conta com o apoio de 25 federações e 10 clubes das Séries A e B. Como as federações possuem voto peso três, o presidente eleito da Federação Roraimense deverá ser aclamado para substituir Ednaldo Rodrigues.
Confira as Federações que declararam apoio ao candidato: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, TO.
Veja os clubes (da série A e B) que estão ao lado de Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Samir Xaud, 41 anos, é natural de Boa Vista, capital de Roraima. O gestor é médico infectologista, especialista em medicina esportiva. Ele é filho do ex-presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud, que ocupou o cargo desde a década de 70 até ser substituído pelo filho no início de 2024.
Dentre os oito vice-presidentes da chapa de Samir, está Fernando José Macieira Sarney, atual vice da CBF e interventor destinado pela justiça para a convocação do pleito. Confira a lista completa:
Fernando José Macieira Sarney (atual vice da CBF)
Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)
Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
Leia mais