Preocupada com o tufão Phanfone, que tem chances de passar por Suzuka no próximo domingo (5), a Federação Internacional de Automobilismo confirmou a possibilidade de antecipar a largada para evitar grandes problemas. A principal preocupação é de que o tufão possa impedir a realização da corrida ou deixar o local sem iluminação natural adequada.

Apesar de confirmar a chance de antecipar a largada, a organização da corrida já descartou a hipótese de realizar a prova no sábado. Atualmente, ainda sem alterações, a largada está prevista para ser realizada às 15 horas do horário local e às 3 horas pelo horário de Brasília.

Caso seja interrompida, a corrida só valerá o número normal de pontos se forem percorridos, no mínimo, 75% do trajeto original. Uma pontuação pela metade será dada caso sejam realizadas mais de duas voltas.

Contrariando as previsões, os treinos desta sexta não tiveram chuvas e foram facilmente dominados pela Mercedes, que garantiu a dobradinha nas duas atividades. Para o terceiro treino livre e a atividade classificatória, no entanto, as chances de chuva são muito maiores.