Na última quinta-feira (26), o América apresentou uma parceria inovadora com a SaveCerrado para adequar suas atividades às boas práticas ambientais. A entidade teve sua marca estampada no uniforme do Coelho durante a vitória sobre o Internacional, por 2 a 1, em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro.

A parceria busca adequar as atividades de jogos e treinamentos do Clube às medidas sustentáveis, como o Aterro Zero no CT Lanna Drumond e a compensação de carbono nos jogos com mando do Coelho. Além disso, o América dá visibilidade à preservação do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil.

Nesta segunda-feira (30), representantes da SaveCerrado estiveram no CT Lanna Drumond para consolidar um passo adiante na parceria. Foi feita uma vistoria em todas as atividades do centro de treinamentos americano, que abriga as equipes profissional, Sub-23, Sub-20, Sub-17 e Sub-15.

A visita contou com as presenças de Paulo Bellonia e Maurício Cardoso, respectivamente, presidente e relações institucionais da SaveCerrado, além de Diego Cavalcante, engenheiro da Trilho Ambiental, consultoria que trabalha junto da parceria. O grupo conheceu cada canto do CT, conversou com funcionários e coletou dados para promover mudanças que adequem ainda mais o Lanna Drumond às boas práticas ambientais.

“Temos vários objetivos dentro dessa parceria. Um deles, muito audacioso, é o de tornar o CT Lanna Drumond em um espaço Aterro Zero, isto é, destinar 100% dos resíduos gerados para a reciclagem e a reutilização. Essa vistoria marca o início do nosso plano de ação, com metas gradativas que serão cumpridas lado a lado com a SaveCerrado”, explica Erley Lemos, Diretor de Marketing e Negócios do América.

O plano de ação proposto pela SaveCerrado ficará pronto nos próximos dias, visando à readequação das atividades do CT em prol da sustentabilidade. As metas gradativas serão definidas em conjunto. Sempre que um objetivo for alcançado, o América estampará um “patch verde” com a marca da SaveCerrado em sua camisa de jogo.

“Nossa visita é um marco tanto para o futebol quanto para o meio ambiente. Ver o América engajado no projeto e nas ações práticas de sustentabilidade demonstra que é possível integrar paixão com as questões sócioambientais, um exemplo para empresários e sociedade”, afirma Paulo Bellonia.

A parceria entre o Coelho e a SaveCerrado nasceu da preocupação mútua com o meio ambiente. Mais especificamente, a união tem como objetivo a preservação do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, promovendo o desenvolvimento de ações sustentáveis nesta região. Paralelamente, as partes vão trabalhar para fazer o América o primeiro Clube Carbono Neutro do Brasil, compensando os danos ao meio ambiente causados pelas atividades do Clube.