Presidente do Cruzeiro extingue cargos e repactuará acordos salariais com 'alta diretoria'

Guilherme Piu
Publicado em 03/06/2019 às 15:47.Atualizado em 05/09/2021 às 18:56.
 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)
(Vinnicius Silva/Cruzeiro)

O presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, publicou nesta segunda-feira (3), aos colaboradores e gestores do clube, documento que informa sobre a extinção de cargos na agremiação. Efeito ainda da reportagem investigativa do programa dominical da TV Globo, Fantástico, que apontou supostas irregularidades na cúpula diretiva celeste.

O documento, intitulado “Extinção de cargos”, aponta que o presidente extinguirá todos os cargos de vice-presidência e de diretores que não cumprirem os requisitos do artigo 27 do Estatuto do Cruzeiro Esporte Clube, cujo caput apresenta as competências da presidência do clube nesse aspecto. Dentre essas está a nomeação e posse de “Vice-Presidente de Futebol e o Administrativo, o Secretário-Geral, os Superintendentes, os Diretores remunerados e os Diretores voluntários”, conforme inciso II.

Wagner Pires de Sá exige também em documento que uma comissão, composta por Hermínio Lemos, 1º vice-presidente, e Ronaldo Granata, 2º vice-presidente, apresente em uma semana, a contar desta segunda-feira, plano de cargos e salários condizentes com as respectivas funções que serão alteradas. 

A decisão, a princípio, não aponta que os atuais dirigentes citados em matéria do Fantástico deixarão o clube.Em tese, segundo apuração do Hoje em Dia, todos os vice-presidentes terão sua função readequada para cargos de diretoria, com salários compatíveis ao mercado.

A reportagem do HD tentou contato com o presidente do Conselho Deliberativo celeste, Zezé Perrella, e, também, o vice, José Dalai Rocha, mas nenhum dos dois atendeu os chamados por telefone.

Nota oficial

Na tarde desta segunda-feira o Cruzeiro publicou nota oficial no site falando a respeito das mudanças. 

O presidente Wagner Antônio Pires de Sá emitiu na tarde desta segunda-feira um comunicado interno direcionado a todas as Unidades, Gestores e Colaboradores do Cruzeiro informando a extinção dos cargos de Vice-Presidente Jurídico e Vice-Presidente financeiro, cargos estes que não são amparados pela legislação estatutária vigente. Além disso, ele determinou a repactuação de todos os valores de contratos.

Para isso, o presidente nomeou o 1º Vice-Presidente Eleito Hermínio Lemos e o 2º Vice-Presidente Eleito Ronaldo Granata para apresentarem um plano de cargos e salários condizentes com as respectivas funções no prazo máximo de uma semana a contar da data de hoje.

“Considero este ato extremamente importante para mostrar a toda comunidade cruzeirense e ao público em geral que estamos de fato direcionados a reorganizar o Clube administrativamente e caminhar para uma política de redução de custos”, afirma o presidente.

Organograma do clube

Atualmente o organograma do Cruzeiro tem o Presidente (Wagner Pires de Sá), o Vice-presidente administrativo (1º vice-presidente, Hermínio Lemos), o 2º Vice-presidente (atualmente cargo em aberto, já que o conselheiro Ronaldo Granata rompeu com a atual diretoria); o Vice-presidente de Futebol (Itair Machado), o Vice-Presidente Jurídico (Fabiano de Oliveira Costa), além do Diretor-Geral (Sérgio Nonato).

Outras atribuições de membros da cúpula gerencial do clube são distribuídas da seguinte forma: Diretor de futebol, Gerente de futebol, Supervisor de futebol e Supervisor administrativo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por