Pressionado, Palmeiras tenta abrir bem a Libertadores e evitar início de crise

Estadão Conteúdo
16/02/2016 às 08:48.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:25
 (César Greco)

(César Greco)

O que era para ser uma estreia cheia de otimismo contra um "adversário perfeito" se tornou uma partida sob pressão. Sem convencer no Campeonato Paulista, o Palmeiras estreia nesta terça-feira (16) na Copa Libertadores diante do uruguaio River Plate, às 21h45 (de Brasília), em Maldonado, sabendo que os três pontos são apenas uma parte do que o time alviverde tentará buscar no Uruguai.

As críticas do ano passado sobre o futebol do Palmeiras voltaram com mais força e direcionadas ao trabalho do técnico Marcelo Oliveira. A expectativa da torcida e, principalmente, da diretoria, era de que o time estivesse demonstrando um futebol muito mais criativo e eficiente do que foi visto nos últimos jogos.

O pragmatismo do time alviverde faz com que o confronto diante do modesto e, teoricamente, mais fraco adversário do grupo se transforme em um compromisso importante. O palmeirense se apega ao fato de a competição ser o principal objetivo do time. Assim, espera que os jogadores tenham mais vontade e atenção para buscar um bom resultado fora de casa.

Há menos de um mês, Palmeiras e River Plate se enfrentaram em jogo-treino no Uruguai, onde o time alviverde goleou por 4 a 0. Mas os brasileiros eram só reservas e os uruguaios tinham quatro titulares. "É outro jogo e não dá para tirar como parâmetro. A única coisa que deu para perceber é que eles têm um padrão tático bem definido", disse o técnico Marcelo Oliveira.

Nos bastidores, ninguém esconde que a equipe pode render mais. Por outro lado, a diretoria garante que não pensa, ainda, na troca de comando do time. Mas uma má atuação na principal competição da temporada deve aumentar a pressão e a cobrança em cima do treinador palmeirense.

Nesta segunda-feira o treinador recebeu mais uma má notícia. O meia Moisés sofreu uma fratura no pé direito na partida contra o Linense e desfalcará a equipe por quatro meses.

O River Plate é um time pequeno no Uruguai e que nunca foi campeão nacional. O clube conta com dois brasileiros. Um deles é o zagueiro Ronaldo Conceição, de 28 anos, ex-Internacional e São Caetano. O outro é o atacante Emilton, de 21 anos, que saiu do Brasil de Pelotas.

O craque do time é o meia uruguaio Michael Santos, de 22 anos, que já está de malas prontas para partir. Após a competição, ele vai jogar no Málaga, da Espanha.

Mudanças na lista

O Palmeiras divulgou na última segunda a lista dos 30 inscritos para a fase de grupos da Copa Libertadores com algumas novidades. A principal delas foi a entrada do zagueiro Nathan no lugar de Leandro Almeida, que deve ser negociado após a falha no jogo contra o São Bento.

Em relação aos 28 inscritos no Campeonato Paulista, além da troca dos defensores, entraram na lista da Libertadores o lateral-esquerdo Victor Luis e o meia Cleiton Xavier. O volante Rodrigo, ex-Goiás, não seria relacionado na competição, mas acabou sendo incluído por causa da lesão de Moisés.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por