Primeira etapa do GP Gerais marca inauguração do Circuito dos Cristais, em Curvelo

Rodrigo Gini
rgini@hojeemdia.com.br
02/09/2016 às 21:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (Y.Sports/Divulgação)

(Y.Sports/Divulgação)

A espera de décadas deu lugar ao momento em que finalmente os sinais vermelhos vão se apagar e as máquinas ganharão o asfalto, não pela TV, mas ao vivo, diante dos olhos. O fim de semana marca um momento histórico para o esporte mineiro, que passa a contar com uma praça digna da tradição de seus pilotos, campeões nas mais diversas categorias sobre duas e quatro rodas.
No coração do estado, o Circuito dos Cristais, em Curvelo (a 150 quilômetros de BH), traz um sopro de renovação ao automobilismo e motociclismo brasileiros, que perderam Jacarepaguá e não contam com Brasília, fechada para reformas.
Um traçado desafiador, que abre suas portas ao público pela primeira vez neste sábado (3) edomingo (4), com os treinos e corridas da primeira etapa do GP Gerais, evento que reúne os campeonatos mineiro de Motovelocidade e Marcas e Pilotos. Em ação, feras de Minas, São Paulo, Rio, Goiás, Bahia, Espírito Santo e do Distrito Federal, acelerando pela honra de serem os primeiros vencedores da nova pista.
Uma lista de inscritos que vai de completos estreantes, motivados pela oportunidade de acelerar com segurança, a pilotos com experiência no exterior e em categorias de ponta, como o brasiliense Lucas Foresti, atualmente na Stock Car. E mineiros com títulos e vitórias em outros estados – casos de Wanderson Freitas, Gustavo Mascarenhas e Édson Coelho Jr., também sobre quatro rodas.

Pequi
As obras do complexo, que contará ainda com condomínio, pistas para off-road e mountain bike, tiveram início em 2013, num terreno de 4 milhões de metros quadrados e com investimento privado. Uma das principais preocupações foi com a conservação ambiental – tanto assim que uma das curvas foi batizada em homenagem aos pés de Pequi em seu entorno.
A pista conta com 4.420m de extensão e desnível entre os extremos que chega a 30 metros (são 11 curvas à esquerda e 7 à direita), largura máxima de 22 metros na freada para a Curva 1 e 19 boxes estão disponíveis. O asfalto foi desenvolvido especificamente para o tipo de terreno da região e sua colocação foi feita com alinhamento a laser para evitar ondulações. As áreas de escape foram desenhadas tendo em mente as exigências da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), ainda mais amplas que as da FIA.

Elogios
Tudo porque o mesmo sonho que tirou o Circuito dos Cristais do papel foi capaz de garantir, já este ano, a penúltima etapa do Brasileiro da Stock Car, em 20 de novembro – a pista também está no calendário da F-Truck, em 4 de dezembro.
E embora não seja apenas uma questão de logística e estrutura, a ideia é atrair, a médio e longo prazo, etapas de campeonatos internacionais, em especial a Moto GP. Para quem acha pouco provável ver craques como Marc Márquez ou Valentino Rossi acelerando em Curvelo, o primeiro passo já foi dado. Ao lado de Alexandre Barros, único brasileiro a vencer na categoria, o italiano Franco Uncini, campeão mundial das 500cc em 1982 e diretor de segurança da FIM, visitou o traçado no fim do ano passado e considerou o circuito “fantástico”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por