Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Primeira Liga trabalha para ter novo membro fora do eixo Sul-Minas-Rio; São Paulo é cotado

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/04/2016 às 19:45.Atualizado em 16/11/2021 às 03:01.

Confusões com a CBF, jogos válidos por dois torneios, afastamento de patrocinadores e restrição de datas. A edição inaugural da Copa da Primeira Liga chega ao fim com um balanço positivo após adversidades. Mas, tão pronto a decisão entre Fluminense e Atlético-PR termine na noite desta quarta-feira (20), no Mário Helênio, em Juiz de Fora, os organizadores terão a certeza de mares mais tranquilos para o ano que vem.

Com a competição oficializada no calendário do futebol brasileiro, 2017 trará boas novas para a entidade que carrega o estandarte de mudanças. Novidades que devem ser confirmadas na próxima segunda-feira, durante a reunião de encerramento da Copa, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A primeira delas é a expansão da competição. Mais datas e com a participação dos 15 clubes fundadores (Joinville, Chapecoense e Paraná ficaram fora em 2016). A maior perspectiva é a adesão de um novo integrante fora do eixo Sul-Minas-Rio, sendo o São Paulo o mais cotado.

“A ideia é aumentar o número de datas disponíveis e aumentar o número de competidores. Neste momento estamos trabalhando com uma ideia de 16 clubes para 2017”, afirma o diretor jurídico da Primeira Liga, Eduardo Carlezzo.

A Copa de 2016 foi disputada sob “caráter amistoso”. A CBF garante que reconhecerá o torneio como oficial no próximo ano. Sem essa de Grenal valendo pelo Gauchão e pela Primeira Liga. Um planejamento sem percalços que permitirá o aumento de receitas por meio de patrocínios.

“Quando houve a resolução da CBF que proibia os clubes de entrar em campo (48h antes do começo do torneio), alguns patrocinadores grandes, que já havíamos acordado, se afastaram. Porém, depois de a bola rolar, as empresas viram que a Liga é uma entidade séria e trabalha por mudanças de rumo no futebol. Então tivemos o retorno de alguns patrocinadores, como a Heineken e o Twitter. Outras empresas quiseram patrocinar este ano ainda, mas nós já não achávamos mais que este ano seria conveniente", completa Carlezzo.

Clubes membros da Primeira Liga15 membros de cinco Estados brasileiros fazem parte da Primeira Liga. São Paulo é cotado para ser o 16º

Na decisão de logo mais, a patrocinadora da competição, a cervejaria Heineken, utilizando a marca da Kaiser e em parceria com o Twitter, fará uma ação de marketing envolvendo os torcedores de Fluminense e Atlético-PR.

A Heineken patrocina a Copa desde fevereiro e é considerada a única parceira comercial, já que a Penalty oferece apenas as bolas utilizadas nos jogos, sem pagar nenhum valor à organização.

Outra fonte de receita da Primeira Liga foi a venda dos direitos de transmissão. A partida entre Fluminense e Atlético-PR passará no canal Sportv 2, pertencente às Organizações Globo. Ela desembolsou R$ 5,2 milhões para adquirir os direitos de transmissão dos jogos da competição. Esses valores foram considerados bem abaixo do esperado, mas devem aumentar na próxima edição. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por