A distância do inferno ao céu na vida do personal trainer Rafael Rodrigues, 31 anos, conhecido como “Personal dos Gordinhos”, não é medida em metros, mas em quilos, precisamente 56. Numa história que envolve traumas e busca por qualidade de vida, duas jornalistas tiveram papel fundamental na vida de Rodrigues.

A primeira, uma repórter, ainda no período de faculdade de Rafael, que optou por não entrevistá-lo, devido ao elevado peso na época, e a outra, a apresentadora da TV Globo, Fátima Bernardes, que abriu as portas de seu programa para recebê-lo, há pouco mais de um mês.

“Quando eu ainda cursava Educação Física, fui convidado para dar uma entrevista sobre os benefícios dos exercícios físicos, mas acabei vetado pela repórter. Segundo ela, meus quase 150 quilos não condiziam com os padrões estéticos da minha futura profissão”, conta o personal.

Num momento conturbado da vida, quando tratava de depressão e descontrole alimentar, o personal engordou 60 quilos em um ano e sofreu com os olhares tortos das pessoas e um quadro clínico de pré-diabetes.

Chateado com a atitude da repórter e ciente de que precisava se cuidar, o professor de Educação Física resolveu dar a volta por cima e tomou a atitude da jornalista como motivação. Com o auxílio de profissionais da saúde e, principalmente, a força de vontade que o movia, aos poucos mudou de hábitos.

E o resultado foi nítido. A mudança, da água para o vinho. No final de três anos, Rodrigues perdeu 56 quilos, resgatou a auto-estima e parou de se preocupar com os resultados dos seus exames médicos.

Vida saudável

Feliz com o fruto do esforço, ele quis ajudar outras pessoas a terem uma vida saudável. Por isso, em 2009, criou uma academia exclusiva para pessoas acima do peso. “As academias tradicionais deixam os que estão acima do peso constrangidos, pois há muito mais magros do que gordos e não se preparam para receber esse tipo de público”, observa.

O personal, inclusive, lembra das vezes que “entalou” em catracas de ônibus e passou por situações constrangedoras devido ao peso excessivo.

Na academia, no o bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, Rodrigues adapta os exercícios de acordo com as condições físicas de cada aluno e trabalha a motivação e a força de vontade de quem quer perder peso.

Propondo metas curtas, ele se diz realizado ao ver alunos e alunas alcançando os objetivos.

A cereja do bolo veio há pouco mais de um mês, quando foi convidado a participar do programa “Encontro com Fátima”, da Globo. “Foi um dos momentos mais importantes da minha vida”, garante o professor.