O Cruzeiro quer escalar ainda mais a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e para isso precisa somar pontos diante do próximo adversário, o Atlético-PR, equipe que se destaca no segundo turno do Brasileirão. Neste sábado às 19h a Raposa visita o Furacão na Arena da Baixada, pela 33ª rodada do certame nacional, e vai tentar repetir o que fez em seu primeiro jogo na trajetória do hexacampeonato da Copa do Brasil: bater o Rubro-Negro paranaense no Sul do País.

Oitavo colocado, o Cruzeiro tem 46 pontos, mesma pontuação de Santos (7º) e do arquirrival Atlético (6º), mas fica atrás pelos critérios de desempate (número de vitórias e saldo de gols, respectivamente). Para chegar à sexta colocação nesta rodada o time de Mano Menezes precisa vencer e torcer contra os seus concorrentes diretos por uma vaga no G-6. O Peixe enfrenta a Chapecoense, que luta contra o rebaixamento, e o Alvinegro Mineiro mede forças com o líder Palmeiras.

Para tentar garantir os três pontos o técnico Mano Menezes escalará praticamente o que tem de melhor à disposição. Serão apenas duas mudanças na equipe, já que Dedé será poupado e Raniel começa jogando. O zagueiro Manoel, que conhece bem o Furacão (jogou no clube entre 2009 e 2014), entra na vaga do “Mito”, enquanto o garoto Raniel substitui o “Pirata” Barcos.

Dedé estará à serviço da Seleção Brasileira nos dois amistosos, contra Uruguai e Camarões, em 16 e 20 de novembro, respectivamente. “Dedé vai descansar ficando fora. Arrascaeta vai descansar jogando. São descansos diferentes (risos)”, brincou Mano Menezes na coletiva de imprensa de sexta-feira (9), na Toca II.

O zagueiro Murilo, caso não tivesse sido operado para corrigir uma lesão no ombro, poderia ser opção. Por isso Manoel será o escolhido. 

Atlético-PR

O Atlético-PR, semifinalista da Copa Sul-Americana (venceu o Fluminense no jogo de ida por 2 a 0) deve ter força máxima contra o Cruzeiro no fim de semana. Como a decisão de vaga na final da competição continental acontecerá somente no dia 28 de novembro, o Rubro-Negro paranaense poderá colocar em campo o que tem de melhor à disposição.

Os dois desfalques do Atlético-PR devem ser o zagueiro Paulo André e o volante Lucho González. A dupla não treinou nessa sexta. O zagueiro por problemas em um dos pés, o meio-campista é dúvida por não ter trabalho na véspera do confronto.

Outro detalhe importante é que o técnico Thiago Nunes, um dos responsáveis pelo ressurgimento do Atlético-PR no Brasileirão, não poderá ficar no banco de reservas. O treinador foi expulso na partida contra o Internacional e cumprirá suspensão no jogo com a Raposa. Evandro Fornari. auxiliar técnico, substitui o comandante na partida do fim de semana.

A FICHA DO JOGO

ATLÉTICO-PR
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães e Wellington; Raphael Veiga, Marcelo Cirino e Nikão; Pablo. Técnico: Evandro Fornari
DESFALQUES: Bruno Nazário, Paulo André e Guilherme (DM)

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Léo, Manoel e Egídio; Henrique, Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta; Raniel. Técnico: Mano Menezes
DESFALQUES: Sassá (suspénso), Dedé (poupado), Rafinha, Murilo (DM)

DATA: 10 de novembro de 2018
LOCAL: Arena da Baixada
MOTIVO: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
HORÁRIO: 19h
ARBITRAGEM: Anderson Daronco, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau, todos do Rio Grande do Sul
TRANSMISSÃO: Premiere