Com o foco total na disputa dos mata-matas o Cruzeiro que enfrentará o Bahia neste sábado, às 17h, na Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, será bem alternativo. Isso porque o time considerado titular será preservado para o jogo de terça-feira (23), partida de ida das oitavas de final da Libertadores contra o River Plate, na Argentina. 

Nem mesmo o goleiro Fábio, titular absoluto da meta azul, estará em campo no Nordeste. Caberá a Rafael tentar impedir a progressão dos ataques do Tricolor de Aço em terras soteropolitanas. 

O técnico Mano Menezes fechou o treinamento desta sexta-feira (19), mas se o comandante mandar a campo o time que treinou um dia antes teremos quatro jovens revelações do time sub-20 estrelado no gramado da Fonte Nova: o lateral-direito Weverton, o zagueiro Cacá, o volante Éderson, contratado junto ao Desportivo Brasil, e o meia Maurício.

"Estou há 11 anos no profissional. Nesses 11 anos, vi muita coisa mudar. Antigamente, nós subíamos da base e o contato, a aproximação, com os profissionais, demorava um pouco a acontecer. Hoje em dia não. O pessoal sobe da base e esse contato, essa aproximação, esse acolhimento, vem desde o início. Todos estão muito bem adaptados, confiantes. Todos eles jogam com tranquilidade. Ao meu ver, foi algo bom que aconteceu. Eles têm total confiança e amizade de todos para fazer o melhor, errando e acertando, mas com respaldo para fazer o melhor, arriscar. Vamos tentar fazer o nosso melhor no sábado, independentemente se tem 500 jogos, 200 jogos como profissional", disse o goleiro Rafael, que fará o seu jogo de número 111 na Raposa. 

Treino fechado

A imprensa acompanhou apenas o aquecimento antes do treino na Toca da Raposa II na manhã desta sexta. O lateral-esquerdo Egídio e o volante Lucas Romero não participaram dessa etapa do trabalho. O meia Rodriguinho e o lateral-direito Edilson, no departamento médico, também foram ausências. O volante Lucas Romero segue com futuro indefinido, já que negocia com o Independiente, da Argentina. 

Na zona de rebaixamento o Cruzeiro tentará atingir um feito até então inédico nesta edição do Campeonato Brasileiro: vencer fora de casa. Em dez rodadas a Raposa está em 17º lugar, na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos.

Há sete rodadas a equipe estrelada não sabe o que é vencer. A última vitória do clube no Brasileirão aconteceu no dia 5 de maio, quando bateu o Goiás por 2 a 1, no Mineirão. 

Bahia

Na 11ª colocação no Campeonato Brasileiro o Bahia buscará contra o Cruzeiro apagar a tristeza pela eliminação na Copa do Brasil, quando saiu nas quartas de final para o Grêmio. E também se recuperar da derrota na última rodada, quando caiu por 1 a 0 para o Santos em Salvador. 

Jogando em casa neste Brasileiro o Bahia somou quatro vitórias e uma derrota. E para volta a vencer o técnico Roger Machado poderá contar com dois reforços que tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Sul-Americana de Futebol (CBF): o volante Ronaldo, emprestado pelo Flamengo, e o atacante Lucca, emprestado pelo Corinthians. 

Confira as prováveis escalações e desfalques para o jogo desta quinta-feira:

CRUZEIRO: Rafael; Weverton, Fabrício Bruno, Cacá e Dodô; Éderson, Ariel Cabral, Jadson e Maurício; David e Sassá. Técnico: Mano Menezes.

Desfalques: Edilson (Lesionado), Rodriguinho (Lesionado). 

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Juninho, Lucas Fonseca e Giovanni; Ramires, Gregore e Elton; Gilberto, Artur e Arthur Caíke. Técnico: Roger Machado.

Desfalques: Guerra, Rogério Ernando. 

BAHIA X CRUZEIRO

Motivo: Campeonato Brasileiro (11ª rodada)
Data: 20/07/2019
Estádio: Arena Fonte Nova
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliado por: Emerson Augusto de Carvalho e Bruno Salgado Rizo, ambos de SP
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Transmissão: Canal Premiere