Um flashback da final da Copa do Brasil, guardadas as devidas proporções. Assim podemos descrever a partida desta quarta-feira (14) entre Cruzeiro e Corinthians, às 21h45, no Mineirão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes se enfrentarão pela sexta vez na temporada e colocarão no imaginário dos torcedores, do lado cruzeirense, lembranças do hexacampeonato. Do lado corintiano a decepção pela perda do título.

Enquanto para a Raposa o Brasileirão virou praticamente “só lazer”, já que o time não tem mais chances de título e já está classificado à fase de grupos da Libertadores, para o Timão os cinco jogos restantes valem à permanência na Primeira Divisão.

O Cruzeiro está em nono lugar e tem 46 pontos. O Corinthians está a apenas três pontos da zona de rebaixamento, na 13ª colocação.

O Cruzeiro

Do lado cruzeirense o técnico Mano Menezes ganhou alguns dias de folga para seguir um protocolo médico. O treinador ficará afastado por pelo menos duas semanas, e enquanto ele não retorna, caberá ao auxiliar Sidnei Lobo comandar o time.

Sidnei Lobo que tem problemas para escalar a Raposa. Em todos os setores do campo ele promoverá mudanças. Na defesa o zagueiro Dedé é desfalque, já que defende o Brasil em amistosos contra Uruguai e Camarões. O lateral-direito Edilson também está fora por ter levado o terceiro cartão amarelo.

As opções para ocupar a vaga desses ausentes são o zagueiro Manoel (no lugar de Dedé), e Lucas Romero improvisado ou Ezequiel na direita (para substituir Edilson).

No meio-campo o grande desfalque do Cruzeiro é Arrascaeta. O uruguaio também está à serviço da seleção de seu país para os amistosos com Brasil e França. Rafinha que voltou aos treinos no começo da semana é uma opção, assim como David. Essa é outra dúvida que Sidnei Lobo terá que resolver até a hora da partida.

No ataque o atacante Fred deve ganhar nova oportunidade, deixando Raniel e Barcos como opção.

O Corinthians

Com o pensamento na vitória para tentar se distanciar do Z-4, o Corinthians jogará no Mineirão com alguns desfalques. O chileno Ángelo Araos, expulso no clássico com o São Paulo, é desfalque certo. Douglas pode ser acionado no meio-campo, ele que retornou aos trabalhos após se recuperar de lesão.

Quem corre por fora é o jovem Thiaguinho, que agradou ao técnico Jair Ventura no empate com o Tricolor Paulista no fim de semana.

Outro desfalque para o Corinthians é Carlos, lateral que chegou a tomar a vaga de Danilo Avelar no time titular. Carlos foi chamado para defender a Seleção Brasileira Sub-20, que, inclusive, joga em Belo Horizonte nesta quinta-feira, às 16h, contra a Colômbia. O jogador ficará ausente do clube paulista até o dia 21 de novembro.
 

A FICHA DO JOGO

CRUZEIRO
Fábio, Lucas Romero, Léo, Manoel e Egídio; Ariel Cabral, Henrique, Mancuello e Thiago Neves; Rafinha (David) e Fred. Técnico: Sidnei Lobo. 

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Pedrinho, Jadson e Romero; Danilo. Técnico: Jair Ventura

DATA: 14 de novembro de 2018
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
HORÁRIO: 21h45
ARBITRAGEM: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Leirson Peng Martins e Lucio Beiersdorf Flor
TRANSMISSÃO: Premiere