
Apesar de a supremacia do Sada/Cruzeiro no vôlei brasileiro ter começado em 2010, uma mudança ocorrida no meio desse caminho foi fundamental para elevar a equipe mineira ao atual patamar de potência global. Em 2013, após três finais e um título de Superliga, o clube mineiro acertou a contratação dos centrais Éder e Isac. Desde então, conquistou mais três edições do campeonato nacional, além de dois Mundiais, entre outras taças.
Bernardinho convoca 18 jogadores para a Olimpíada; Cruzeiro tem quatro lembrados
“Sabemos da nossa importância, ainda mais com a subida do time após a nossa chegada. O Cruzeiro já era um grande time, mas ainda sentia falta de ter uma dupla de centrais como nós. Completamos o time e ajudamos a se tornar quase imbatível”, diz Éder.
Com 2,05m e 2,08m respectivamente, Éder e Isac consideram que o segredo do sucesso são as características complementares. “Considero o Éder um bloqueador forte, enquanto me destaco mais no ataque. No saque, ele força mais, enquanto eu mesclo o viagem com o flutuante. Por isso, acho que acrescentamos o que o time precisava para subir mais um degrau”, avalia Isac.
A história da dupla, contudo, pode estar no fim, pois Éder tem ofertas para deixar o Cruzeiro. “Recebi propostas, mas deixei para estudá-las após a final. Ainda não posso confirmar a saída nem a permanência, mas espero definir nos próximos dias”, revela. Nos bastidores, especula-se que o cubano Simón esteja na mira para uma eventual substituição na posição.
Desfalque certo
Até ontem, Éder esperava a atualização do ranking da CBV para saber se poderia continuar no clube e, assim, iniciar as negociações.
O sistema atribui de 0 a 7 pontos aos atletas, e cada time pode ter no máximo três jogadores com pontuação máxima. No elenco celeste, Éder continuou com 6 pontos, enquanto Isac atingiu o topo, juntando-se a Leal, Wallace e William.
Desta forma, o Cruzeiro precisará abrir mão de um de seus jogadores de Seleção. Como Isac e Leal já possuem contrato para a próxima temporada, o clube será obrigado a escolher entre Wallace e William.
Seleção
Éder e Isac vivem a expectativa de serem convocados por Bernardinho. Hoje, às 11h, o treinador anunciará, no Rio de Janeiro, os jogadores chamados para os treinamentos da Seleção Brasileira que disputará a Liga Mundial e os Jogos Olímpicos.
O técnico deve relacionar em torno de 25 atletas para o período de preparação e, posteriormente, dividir o grupo entre as competições. “Nunca escondi o desejo por disputar a Olimpíada, mas neste primeiro momento, ele vai chamar um número maior, para, só lá na frente, realizar o corte”, explica Eder. O oposto Wallace e o levantador William também devem figurar na lista.