Na rota da passagem da tocha olímpica, 37 cidades mineiras revezarão o símbolo dos Jogos Olímpicos. Os detalhes do revezamento foram definidos nesta sexta-feira (18), no Palácio Tirandentes, com representantes dos governos federal, estadual e de prefeituras municipais.

A tocha irá pernoitar em oito cidades mineiras: Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas e Uberlândia. Além destas, a tocha passará por Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Varjão de Minas, Pirapora, Bocaiúva, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Biribiri, Gouveia, Datas, Serro, Guanhães, Naque, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Ouro Preto, Itabirito, Brumadinho, Betim, Contagem, São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Bicas, Leopoldina e Muriaé.

Além da passagem tocha, algumas cidades terão um evento cultural para divulgação do estado. "A ideia é de que nas cidades em que irá pernoitar a gente faça uma virada cultural. Será uma oportunidade de mostrar a cultura e as belezas de Minas", disse George Hilton, ministro dos esportes. O ministro ainda falou sobre as cidades escolhidas. "Não tínhamos como ampliar para todas as cidades. Foi uma forma de encaixar, no roteiro, a passagem por Minas", finalizou.

Presente no evento, Fernando Pimentel salientou a importância de Minas Gerais ser representada na rota dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. "Belo Horizonte receberá a delegação do Reino Unido para treinar na UFMG e Minas receberá outras seis delegações no interior do Estado. Tudo isso, somado, dá a grandeza do que vai acontecer aqui. Nunca houve uma Olimpíada no Brasil e é o maior evento de confraternização da humanidade. Temos uma oportunidade singular de mostrar nosso estado para o Brasil e o mundo. Não faltará apoio do governo do estado para que façamos uma excelente festa", afirmou.

Confira a lista das cidades:

Araguari
Uberlândia*
Uberaba
Araxá
Serra do Salitre
Patrocínio
Patos de Minas*
Varjão de Minas
Pirapora
Montes Claros*
Bocaiúva
Couto de Magalhães de Minas
Diamantina (e no distrito de Biribiri)
Curvelo*
Gouveia
Datas
Serro
Guanhães
Governador Valadares*
Naque
Ipatinga
Coronel Fabriciano
Itabira*
Ouro Preto
Itabirito
Inhotim (Brumadinho)
Betim
Contagem
Belo Horizonte*
São João Del Rei
Tiradentes
Barbacena
Juiz de Fora*
Bicas
Leopoldina
Muriaé