A vitória por 3 a 2 do Coritiba sobre o Sport, no Couto Pereira, em Curitiba, e o empate por 1 a 1 entre o lanterna Botafogo e o Vitória, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, jogos da manhã deste domingo (12), transformaram o clássico das 16h num confronto ainda mais decisivo para Atlético e Cruzeiro, que jogam no Independência, pois a zona de rebaixamento é um fantasma comum aos rivais.
A situação mais delicada é a do Cruzeiro, que ocupa a 18ª posição e, em caso de derrota por dois ou mais gols de diferença, vai terminar a sétima rodada na lanterna do Campeonato Brasileiro, aumentando ainda mais a pressão sobre o time do técnico português Paulo Bento.
Derrota simples faz a Raposa cair para a vice-lanterna, posição que agora é ocupada pelo América. O Cruzeiro dificilmente deixa a zona de rebaixamento se não vencer o clássico, pois com um empate, precisaria de derrota do Figueirense para o Flamengo, no Orlando Scarpelli, por quatro gols de diferença.
Sem ainda ter frequantado a zona de rebaixamento, o Atlético também pode entrar no Z-4 neste domingo. Se perder para o Cruzeiro e o Figueirense não for derrotado pelo Flamengo, o Galo será o 17º colocado e passará a conviver com uma pressão ainda maior.