Em tempo real

Revisão do VAR será anunciada em telão nos jogos do Brasileiro; veja outras novidades

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
05/04/2023 às 14:31.
Atualizado em 05/04/2023 às 14:41
Brasileirão terá novidades na arbitragem (Rodrigo Ferreira/CBF)

Brasileirão terá novidades na arbitragem (Rodrigo Ferreira/CBF)

O presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, revelou novidades da categoria para o Campeonato Brasileiro: comunicação mais clara, favorecimento a atacantes e acréscimos como na Copa do Mundo.

“A arbitragem vai comentar, em breves palavras, a decisão técnica e disciplinar - se foi cartão ou não, se foi pênalti ou não. Ou se ele mantém a decisão dele. Isso será transmitido no telão e é importante para quem está no estádio e quem acompanha pela TV. Mostra transparência e respeito muito grandes”, disse Seneme durante a primeira pré-temporada para árbitros de elite realizada pela CBF, que teve início nessa terça-feira (4).

A comunicação do árbitro para todo o estádio é algo muito comum nos esportes americanos. A implementação desse método foi pedido da FIFA, que realizou testes do tipo durante o Mundial de Clubes no início do ano.

Ex-árbitro, Wilson Seneme (de cinza) é o presidente da comissão de arbitragem da CBF (Rodrigo Ferreira/CBF)

Ex-árbitro, Wilson Seneme (de cinza) é o presidente da comissão de arbitragem da CBF (Rodrigo Ferreira/CBF)

Outra novidade são linhas que vão favorecer os atacantes em caso de impedimentos milimétricos. Isso porque agora, quando a linha do atacante e do defensor se sobrepor na análise do VAR, o lance deverá ser validado. Segundo Seneme, foi um pedido dos próprios clubes, já que a “precisão do momento em que o jogador bate na bola para fazer o lançamento é praticamente impossível de captar”.

Outro ponto que vai mudar são os acréscimos que, assim como na Copa do Mundo, devem ser maiores, buscando realmente compensar o tempo de bola parada. Além disso, os árbitros serão instruídos a advertir jogadores que fizeram pressão no momento da consulta ao VAR.

“A Fifa está preocupada com a ação de jogadores e técnicos para pressionar a arbitragem. Dando um exemplo prático: toda vez que o árbitro for fazer a revisão do VAR e o jogador for correndo atrás dele, receberá o cartão amarelo. Na zona de revisão, se tiver alguém perturbando ele, também vai mostrar o cartão amarelo”, disse Seneme.

A pré-temporada dos árbitros começou nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira (7), com 84 árbitros e assistentes. Na próxima semana, mais 84 árbitros passarão pela mesma programação.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por