Rio 2016: treinamento de ingleses em Belo Horizonte era negociado há quatro anos

Clarissa Carvalhaes
ccarvalhaes@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/07/2016 às 16:53.Atualizado em 16/11/2021 às 04:11.
 (Lucas Prates)
(Lucas Prates)

Uma das premissas sobre os ingleses trata da pontualidade. É, portanto, de se esperar que o Comitê Olímpico do Reino Unido decidisse com antecedência e cautela sobre a cidade que abrigaria seus atletas e comissões técnicas na aclimação para os Jogos Rio 2016.

O curioso é que, antes de assinarem o contrato, no fim do ano passado, com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), para treinar no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), a organização inglesa já negociava com a instituição havia exatos quatro anos.

"Belo Horizonte foi escolhida pelos britânicos porque é uma cidade grande, mas tranquila e próxima ao Rio de Janeiro. Uma capital que oferece todas as condições de infraestrutura, como hospitais, telecomunicações e segurança, além de ter instituições esportivas de muito alto nível, como o Cruzeiro e o Minas Tênis", explica o diretor do CTE, Luciano Prado.

Segundo o dirigente, as obras estão totalmente prontas, mas alguns ajustes ainda serão feitos. O CTE receberá para treinamento os atletas olímpicos de natação, atletismo, pentatlo moderno, tiro com arco e rúgbi. Também vão treinar no local os paralímpicos do atletismo, levantamento de peso e triatletas.

"Nós conseguimos cumprir demandas muito específicas. Nossas piscinas têm parâmetros químicos da água completamente controlados, além da própria temperatura da água, que tem uma faixa muito estreita para o treinamento. A iluminação da piscina e das pistas de corrida, além das exigências de segurança e do nível do material para preparação física também foram outras exigências muito altas, mas que entregamos como acordado", finaliza.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por