Rivais na Copa do Brasil, Cruzeiro e Palmeiras são vítimas de 'garfo paraguaio' na Libertadores

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
20/09/2018 às 19:40.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:34
 (Bruno Haddad/Cruzeiro)

(Bruno Haddad/Cruzeiro)

O Cruzeiro foi a vítima da vez de um árbitro paraguaio, Éber Aquino, na derrota por 2 a 0 para o Boca Juniors, em jogo de Copa Libertadores da América. No entanto, o time celeste não é o único clube brasileiro que sofreu por uma decisão polêmica envolvendo o dono do apito do país vizinho. 

Coincidentemente, o atual adversário da Raposa na Copa do Brasil, o Palmeiras, também foi "garfado" por um paraguaio na edição da Libertadores do ano de 2001 diante do mesmo Boca Juniors, que naquela ocasião foi o campeão do torneio. O responsável por prejudicar o Alviverde foi Ubaldo Aquino, que marcou pênalti inexistente convertido exatamente pelo atual técnico do Boca, Guilherme Schelloto, deixou de marcar penalidade a favor do Palmeiras e ainda expulsou um jogador da equipe paulista. 

O que chama a atençãp é que Ubaldo Aquino, que passou a ser conhecido como "Robaldo" pelo torcedor palmeirense, atualmente é integrante da Comissão de Arbitragem da Conmebol. O ex-árbitro ainda foi um dos responsáveis por apresentar aos jogadores do Palmeiras na última quarta-feira, véspera do jogo com o Colo-Colo, detalhes sobre o Árbitro de Vídeo (VAR).

E as coincidências entre Cruzeiro, Palmeiras e os árbitros paraguaios não termina por aqui. Justamente os dois antigos Palestras Itália, um de São Paulo e outro de Minas Gerais, foram motivo de comentários de um ídolo que os clubes têm em comum: "o ex-meia Alex Talento".

O próprio Alex, pegando o gancho na repercussão mundial do cartão vermelho para o zagueiro Dedé na derrota do Cruzeiro por 2 a 0 para o Boca Juniors, relembrou o caso em que o Palmeiras, nas semifinais do torneio continental de 2001, também na Bombonera - outra coincidência -, foi prejudicado por um compatriota de Éber Aquino.

"Árbitro paraguaio (sobrenome AQUINO) apitando em La Bombonera... já sofri com esse filme... ABSURDO!", postou Alex em sua conta pessoal do Twitter logo após a derrota do Cruzeiro. 

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam na próxima quarta-feira, no Mineirão. No jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil a Raposa venceu por 1 a 0. Como o triunfo foi fora de casa, um empate classifica os celestes para a final do mata-mata nacional. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por