Só jogão

Rodada decisiva para o Brasileirão começa nesta terça; confira jogos

Jogos irão influenciar as duas pontas da tabela de classificação

Angel Drumond*
esportes@hojemdia.com.br
28/11/2023 às 16:53.
Atualizado em 28/11/2023 às 16:59
 (Reprodução Flickr)

(Reprodução Flickr)

Começa nesta terça-feira (28), a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a antepenúltima da competição nacional, e que pode dar uma nova perspectiva para possíveis campeões ou futuros rebaixados.

Faltando apenas três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Vasco recebe o Corinthians, a partir das 21h30 desta terça-feira (28) no estádio de São Januário, em partida muito importante na definição dos rebaixados para a Série B da competição e que interessa diretamente ao Cruzeiro, hoje, 13º colocado.. 

Ocupando a 16ª posição da classificação com 42 pontos após empate sem gols com o Athletico-PR na Arena da Baixada, em Curitiba, o Cruzmaltino sabe que é fundamental somar três pontos em casa para ganhar ainda mais força na luta para fugir do rebaixamento.

“Para todas as equipes que estão brigando ali embaixo será difícil, mas temos a mentalidade de que vamos lutar, como nos últimos seis resultados. Temos a mentalidade de lutar, de brigar, e brigaremos até o final”, declarou o técnico Ramón Díaz após o jogo com o Furacão.

Com os desfalques do meio-campo Marlon Gomes e dos zagueiros Maicon, Léo e Robson Bambu, todos por motivos de suspensão, o defensor Capasso e o volante Jair devem ganhar oportunidade na equipe titular, que deve ser formada por: Léo Jardim; Paulo Henrique, Capasso, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair e Paulinho; Rossi, Gabriel Pec e Vegetti.

O Vasco terá pela frente um Corinthians que chega em um momento negativo, tanto pela posição (14ª com 44 pontos) como pelo último resultado (uma derrota de 5 a 1 para o Bahia em pleno estádio de Itaquera). 

Este revés colocou muita pressão em cima da equipe comandada pelo técnico Mano Menezes, que espera uma melhor performance já nesta terça: “Não tenho dúvida de que teremos um desempenho melhor, porque é impossível fazer pior do que hoje [na última sexta contra o Bahia]. Vamos apagar, em termos desportivos. Vamos carregar para a história, porque essas coisas sempre ficam marcadas. Mas na [próxima] terça-feira voltaremos a ser o Corinthians que fomos nos últimos dias” disse o treinador.

Assim como o Cruzmaltino, o Timão chega ao confronto com desfalques. O principal é o zagueiro Gil, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Desta forma a dupla de zaga deve ser formada por Bruno Méndez e Lucas Veríssimo, o que faz com que 

Mano deve mandar a campo a seguinte equipe: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Yuri Alberto.

Outros jogos decisivos

Na quarta-feira (29), Santos e Fluminense se enfrentam na Vila Belmiro. O Alvinegro Praiano precisa da vitória para se afastar da degola. O time é o atual 15º na tabela, dois pontos à frente do Bahia,o primeiro do Z4. Já o Fluminense deverá mandar seus reservas ao campo, preservando jogadores para a disputa do Mundial de Clubes. 

Bahia e São Paulo também fazem mais um jogo importante na luta contra a zona de rebaixamento. A partida será disputada na Fonte Nova, e os dois times ainda correm perigo. O Tricolor Paulista em uma situação mais segura, com 47 pontos, já o Tricolor Baiano é o 16º colocado, correndo grande perigo de cair para a segunda divisão. 

América e Coritiba já estão rebaixados, porém enfrentam os líder e terceiro colocado na rodada, sendo decisivos para uma definição da tabela na parte de cima. O Coelho vai até o Allianz Parque enfrentar o Palmeiras, e o Coxa recebe o Botafogo no Couto Pereira, sem torcida. Além deles, o clássico Flamengo e Atlético, no Maracanã, pode ser considerado uma final do Campeonato Brasileiro. 

Rodada termina na quinta-feira

Dois aspirantes ao título brasileiro também jogam no domingo. O Grêmio recebe o já virtual rebaixado Goiás. O Tricolor Gaúcho quer se redimir da derrota acachapante para o Galo no último fim de semana e voltar à briga pela primeira colocação.

O Bragantino também quer se recuperar na tabela. O time que já foi líder, não vence há quatro jogos e viu a oportunidade de ser campeão escapar. Na sexta colocação, o time do interior paulista ainda sonha com a possibilidade, já que está apenas  quatro pontos atrás do líder. 

Para fechar a rodada, Cruzeiro e Athlético-PR jogam para, mais uma vez, um Mineirão vazio. O time mineiro foi punido por invasão de campo da torcida, contra o Coritiba, e precisa da vitória para afastar de vez o risco de cair novamente para a segunda divisão.

* Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por