
A Federação Russa de Basquete anunciou nesta sexta-feira (13) que suspendeu 24 jogadores de 11 diferentes clubes do País, punição que foi o resultado de uma investigação que apura a participação dos atletas em um esquema de apostas. As sanções ocorrem na esteira de uma campanha anticorrupção liderada pelo presidente da entidade, Andrei Kirilenko, ex-jogador que atuou por 13 temporadas na NBA, na qual defendeu times como o Utah Jazz e o Brooklyn Nets.
Por meio de um comunicado, a Federação Russa de Basquete analisou dados de apostadores que serviram como provas que indicavam possíveis manipulações de resultados para obter lucro de forma ilegal, como por exemplo o caso de jogadores que apostavam em partidas que envolviam os seus próprios clubes.
Os atletas suspensos, todos atualmente jogando na segunda divisão da Superliga Russa de Basquete, foram suspensos por períodos que variam de seis meses a três anos. Ao anunciar as punições, a federação não revelou quais foram as ações ilegais de um ou outro jogador, mas disse que aplicou suspensões reduzidas a alguns deles por causa de confissões "honestas" dadas pelos mesmos durante as investigações.