
A Fifa revelou nesta sexta-feira (1º) o mascote da Copa do Mundo do Qatar. Ele se chama La'eeb, que, em árabe, significa “craque” ou “super habilidoso”.
Ele foi apresentado em Doha, no Qatar, durante o sorteio dos grupos do Mundial.
Segundo a Fifa, La'eeb será conhecido por seu espírito jovem; espalhando alegria e confiança por onde passa. “La'eeb vem de um mundo paralelo onde vivem mascotes de torneios. É um mundo onde ideias e criatividade formam a base de personagens que vivem na mente de todos”, afirma a federação de futebol em seu site.
O mascote parece um fantasma voando, mas, na verdade, é baseado no ghutrah ou shemagh, o tradicional lenço quadrado que os homens árabes usam na cabeça. Em geral, ele é feito de algodão. Costuma ser branco e preto entre os beduínos, branco e vermelho entre os jordanianos e totalmente branco entre quem mora nas cidades.
Além do ghutrah, o La’eeb também usa o agal ou iqal, um cordão preto, dobrado e que mantém o lenço no lugar. Normalmente é feito de pêlo de cabra e só é visto em homens.
No Twitter, o mascote da Copa do Qatar gerou inúmeras reações, a maioria de surpresa por seu design inusitado.
Alguns usuários estão comparando La’eeb a um guardanapo e, outros, ao famoso e simpático personagem Gasparzinho, o “fantasminha camarada” dos desenhos animados. Veja abaixo algumas reações na rede social:
Leia mais: