Adversário direto do Atlético na briga pelas primeiras colocações, o Sport, até agora, é a sensação desta edição do Campeonato Brasileiro. O único representante do Nordeste na disputa, o time alcançou neste fim de semana sua melhor campanha na Série A. São 11 partidas de invencibilidade, com seis vitórias e cinco empates.

O Sport só conseguiu números semelhantes na competição de 1985, quando acabou derrotado pelo Mixto, de Cuiabá/MT, na 11ª rodada. “O que para muita gente é uma surpresa, para quem acompanha o dia a dia do clube não é. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. O clube não atrasa salários há dez anos e tem uma ótima estrutura de treinamentos”, explica o repórter do jornal “Diário Pernambucano”, Daniel Leal. Para ele, se o Sport não sofrer um desmanche na janela de transferência para o futebol europeu tem condições de ir longe.

Uma das apostas da diretoria para esta temporada é a manutenção do técnico Eduardo Baptista, filho de Nelsinho Baptista, que está há um ano e meio no cargo, sendo o treinador da Série A com mais tempo no cargo.

Além disso, o Sport mesclou seu elenco com jogadores formados na base, como o zagueiro Oswaldo, lateral-esquerdo Renê, o volante Ronaldo e o atacante Neto Moura com nomes experientes, caso do zagueiro Durval, do volante Wendel, os meias Marlone e Diego Souza e o atacante André. Apresentado há dois meses, o atacante Hernane Brocador, ex-Flamengo é outro experiente do grupo. Mas, por causa de uma briga judicial com o Al Nassr, da Arábia Saudita, o atleta ainda não pôde fazer sua estreia.

Esquema muda

Eduardo Baptista costuma mudar o esquema de jogo de acordo com o adversário. “Ele tem dois laterais que saem bastante quando é preciso, mas acredito que pelo poder ofensivo do Atlético, devem ajudar mais na marcação”, completa o jornalista pernambucano. Para ele, apesar dos nomes badalados do Sport, o volante Rithely é um dos pilares da equipe fazendo a ligação do ataque com a defesa.

Sem poder contar com André, que pertence ao Galo, o técnico estuda algumas possibilidades.