

Campeão em 2016 pelo Palmeiras, Cuca avalia que 75 pontos tendem a levar o Atlético ao título
“Você tem 114 pontos a disputar. Se você fizer dois pontos por jogo em média, terá 66% de aproveitamento, que vai gerar em torno de 75, 76 pontos”. Esse foi o cálculo feito por Cuca, ao responder qual seria a meta de pontuação para levar o Atlético ao título brasileiro. Para alcançá-la, o time alvinegro tem como trunfo os jogos em casa, a começar pelo duelo com o Santos, nesta quarta-feira (13), às 19h.
Se vencer o Peixe e todos os outros sete jogos que ainda fará no Mineirão pela Série A, o Galo somará mais 24 pontos e, assim, totalizará 77, superando a meta estipulada por Cuca.
Até aqui, o Atlético é o melhor mandante da competição, com 84,85% de aproveitamento. Em 11 partidas, foram nove vitórias, um empate e somente uma derrota, logo na primeira rodada, diante do Fortaleza.
Depois de encarar o Santos, o Galo ainda receberá Cuiabá, Grêmio, América, Corinthians, Juventude, Fluminense e Red Bull Bragantino.
Aproveitamento como visitante pode compensar tropeços
Caso vença todos os jogos restantes no Mineirão, o Atlético já estará acima da meta estipulada por Cuca. Porém, se sofrer algum tropeço em casa, o time alvinegro poderá compensá-lo com seu alto rendimento longe de seus domínios.
O Galo é o melhor visitante do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Em 13 partidas fora de casa, venceu sete vezes, empatou quatro e perdeu duas.
Um dos confrontos que os comandados por Cuca ainda farão fora de casa de casa será contra o segundo colocado Flamengo. O duelo direto será disputado no Maracanã, no dia 30 de outubro (sábado), às 19h.
Histórico de pontuação dos campeões
O cálculo de Cuca pelo título leva em consideração o histórico de pontuação segundos colocados no atual formato de disputa. Desde 2006, quando a competição nacional passou a ser disputada por 20 clubes, nenhum vice-campeão alcançou 75 pontos. A maior pontuação foi atingida pelo Santos, em 2019, com 74.
Nesta edição, o Flamengo ocupa a segunda colocação com 42 pontos conquistados em 22 partidas. Se mantiver o aproveitamento atual de 63,64% até o fim do Campeonato Brasileiro, o time comandado por Renato Gaúcho somará 73 pontos.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO
Everson; Guga (Mariano), Nathan Silva, Réver e Dodô; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e Keno (Diego Costa)
Técnico: Cuca
SANTOS
João Paulo; Vinícius Balieiro, Velázquez, Wagner e Marcos Guilherme; Camacho, Vinícius Zanocelo, Gabriel Pirani e Lucas Braga; Marinho e Léo Baptistão
Técnico: Fábio Carille
DATA: 13 de outubro de 2021 (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Mineirão
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Paulo Roberto Alves Júnior, auxiliado por Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn. Trio do Paraná.
VAR: Adriano Milczvski, do Paraná (CBF)
TRANSMISSÃO: Premiere