Seedorf e Deivid são cotados para comandar Cruzeiro; inexperiência é empecilho

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
08/12/2015 às 08:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:15

Sedorf ou Deivid. Um desses dois nomes têm a possibilidade real de assumir o comando técnico do Cruzeiro em 2016. Mas, entre as várias incertezas que cercam a China Azul sobre o futuro comandante, a principal se refere à falta de bagagem de ambos na função de treinador.

Em campo, os dois tiveram sucesso na carreira de jogador. Mas as conquistam pesam a favor do holandês, afinal poucos atletas levantaram tantos troféus como o ex-jogador da Laranja Mecânica.
 
Poliglota, dono de um português fluente, e com um nível cultural acima da média no esporte, o ex-meia conquistou quatro Ligas dos Campeões – duas com o Milan, uma com o Ajax e outra com o Real Madrid –, além dos campeonatos Italiano, Espanhol e Holandês.

A carreia tão vitoriosa é um dos fatores que justificaria a aposta. Com personalidade forte, o ex-jogador de 39 anos já dava sinais de liderança na passagem pelo Botafogo, devido ao perfil perfeccionista e observador.

Durante o período no Rio como jogador, Seedorf chegou a ser alvo de insatisfações dentro do grupo pelo excesso cobranças nos treinos e jogos – ele interferiu até nas refeições dos companheiros antes e depois de partidas. Depois da aposentadoria, o holandês obteve o diploma de treinador pela UEFA.

O estilo enérgico também foi muito questionado pelos atletas no Milan, único clube treinado por ele até hoje. Em 22 jogos no comando, Seedorf acumulou 11 vitórias, dois empates e nove derrotas, um aproveitamento de 53%.

APOIO

Deivid, por sua vez, tem a aprovação dos jogadores e de parte da diretoria para assumir o cargo de treinador. Campeão da Tríplice Coroa pelo próprio Cruzeiro em 2003, o ex-atacante de 36 anos chegou ao clube celeste como integrante da comissão de Vanderlei Luxemburgo e acabou convidado para ser auxiliar da comissão técnica permanente.

Nos bastidores, a efetivação do ex-jogador como novo comandante da equipe ganha cada vez mais força. Nos próximos dias, o auxiliar irá participar de mais um curso de treinadores promovido pelo CBF.

Estudioso, Deivid foi apadrinhado por Luis Aragonés durante sua passagem pela Europa. Campeão europeu pela Fúria em 2008, o espanhol é um dos adeptos do famoso esquema “‘tiki-taka”.

Também fã de Pep Guardiola, Deivid faz análises semanais dos treinos comandados pelo técnico no Bayern de Munique. Isso graças à amizade com o lateral Rafinha, que joga no clube alemão. Semanalmente, Deivid recebe vídeos completos com as atividades de Guardiola.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por