O primeiro passo para que o Mineirão entre na rota da Seleção Brasileira nesta Copa América, recebendo a equipe de Tite numa das semifinais, em 2 de julho, pode ser dado já na próxima terça-feira (18), quando o Brasil encara a Venezuela às 21h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela segunda rodada do Grupo A.

Isso será possível por causa do empate sem gols entre Peru e Venezuela na tarde deste sábado (15), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na estreia das duas equipes no Grupo A desta Copa América.

Na próxima terça-feira, antes de o Brasil encarar a Venezuela, Bolívia e Peru jogam às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Se este confronto terminar empatado, e os brasileiros vencerem os venezuelanos na capital baiana, o primeiro lugar da chave estará matematicamente assegurado pela Seleção, que disputará as quartas de final em 27 de junho, contra o terceiro colocado do Grupo B ou C, às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Passando pelas quartas de final, neste cenário de primeiro do Grupo A, o Brasil jogará a sua presença na decisão de 7 de julho, no Maracanã, no Mineirão, em partida que será disputada em 2 de julho, às 21h30.

Classificação

Se o jogo entre Bolívia e Peru tiver um vencedor, o Brasil não pode garantir matematicamente o primeiro lugar do Grupo A na próxima terça-feira, mas a classificação antecipada às quartas de final sim. Para isso, bastará uma vitória sobre a Venezuela.

Neste caso, a Seleção Brasileira precisará apenas de um empate diante do Peru, na última rodada, em 22 de junho, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo, para garantir a primeira posição da chave e o Mineirão seguir na sua rota na caminhada rumo à decisão de 7 de julho, no Maracanã.