Seleção Feminina tem 'choque de realidade' antes das competições oficiais

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
05/08/2017 às 17:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:56
 (Fernanda Coimbra/CBF)

(Fernanda Coimbra/CBF)

Depois de um início avassalador desde a estreia da técnica Emily Lima, com 100% de aproveitamento e 24 gols marcados em cinco partidas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino teve um ‘choque de realidade’ em sua primeira excursão internacional deste novo ciclo olímpico.

Oitava colocada no ranking da Fifa, a equipe liderada pela craque Marta realizou um importante teste, com três amistosos e outras três partidas válidas pelo Torneio das Nações. Porém, não conseguiu vencer nenhuma das adversárias mais bem posicionadas no cenário mundial.

Após ter superado as emergentes Espanha e Islândia, o Brasil encerrou a fase preparatória com derrota para a Alemanha, atual campeã olímpica.

Na sequência, conquistou apenas um ponto nas três rodadas da mini-competição disputada nos Estados Unidos. O melhor resultado foi um empate por 1 a 1 com o Japão, que aparece duas posições à frente das brasileiras no ranking.

A maior decepção aconteceu diante das anfitriãs, atuais campeãs mundiais. O time de Emily chegou a estar vencendo por 3 a 1, mas levou a virada nos nove últimos minutos do confronto.

“É um jogo para abrir os nossos olhos, para o que a gente fez e o que a gente pode melhorar. A avaliação do jogo, que para nós da comissão técnica importa muito, é que elas conseguiram jogar, colocar a bola no chão e jogar de igual para igual com os Estados Unidos”, avaliou a treinadora.

“É complicado você dizer que uma derrota foi boa, mas esta é a hora de errarmos e aprendermos, para que em uma competição oficial isso não aconteça. Viemos para o torneio, claro, com objetivo de vencer, mas também de fazer observações”, concluiu Emily, que aproveitou os jogos para testar várias formações diferentes.

O primeiro grande desafio da renovada seleção feminina será a disputa da Copa América, no ano que vem. O torneio continental garante duas vagas diretas na Copa do Mundo de 2019 e nos Jogos Olímpicos de 2020.

O próximo teste será novamente contra a Austrália, responsável pela maior derrota do Brasil, na última quinta-feira (6 a 1). As equipes se enfrentarão em dois amistosos, nos dias 16 e 19 de setembro, em Sydney e Newcastle, respectivamente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por