Sem 'corda bamba': Atlético e Cruzeiro iniciarão 2017 com convicção no trabalho dos técnicos

Frederico Ribeiro e Guilherme Guimarães
esportes@hojeemdia.com.br
23/01/2017 às 20:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:32

A pré-temporada de Atlético e Cruzeiro chega à semana final. Os times fazem os últimos ajustes para o pontapé inicial de 2017, no Campeonato Mineiro, que começa neste sábado. Ao contrário do ano passado, porém, os treinadores dos maiores clubes mineiros vivem um cenário diferente em relação à “corda bamba” dos comandantes que começaram 2016.

Galo e Raposa serão ambos comandados por técnicos gaúchos. Natural de Porto Alegre, Roger Machado optou por retornar aos trabalhos em Minas, após ter pedido demissão do Grêmio em outubro. Na capital mineira, ocupa o cargo deixado por Marcelo Oliveira, por sua vez substituto do uruguaio Diego Aguirre, visto pela diretoria atleticana como uma “aposta equivocada” que durou apenas cinco meses.

Roger, que também era cobiçado por Palmeiras e Fluminense, já impressiona nas atividades realizadas na Cidade do Galo. Treinos intensivos, busca por um futebol compactado e de toque de bola. Uma repetição do trabalho que o fez chamar a atenção nos tempos de Grêmio, e que recebe elogios dos próprios jogadores. “É a melhor pré-temporada que já fiz”, avaliou o atacante Fred, destacando o equilíbrio do trabalho e a prevenção às lesões.

Com a confiança da diretoria, o respaldo dos jogadores e a expectativa do torcedor, Roger caminha para um trabalho de longo prazo, como no Tricolor gaúcho, onde permaneceu por um ano e quatro meses.

No primeiro teste com Roger, o Galo venceu o Guarani de Divinópolis em jogo-treino, por 2 a 0. A estreia oficial será no sábado, às 17h, contra o América-TO.

NA TOCA
Mano Menezes ficou milionário no futebol chinês e, depois de ser demitido do Shandong Luneng, viveu um “dejá vù”. Pelo segundo ano consecutivo, virou treinador do Cruzeiro no segundo semestre, precisando salvar a equipe da ameaça do rebaixamento no Brasileirão, após equívocos da diretoria celeste na escolha dos treinadores. 

No intervalo entre a saída e o retorno do gaúcho de Passo do Sobrado, o ex-atacante Deivid e o português Paulo Bento se revezaram no desastroso primeiro semestre de 2016.

A Raposa, agora, pode começar a temporada sendo regida pelo ex-técnico Seleção, que celebra a chance de enfim poder montar a equipe, definir estratégias e conhecer o elenco com a tranquilidade de três semanas de treinos antes dos compromissos oficiais.

“A melhor coisa que existe é planejar o trabalho desde o início. Vamos partir um pouco da base do ano passado e dar continuidade para que a equipe apresente evolução. Esse é o nosso ganho, é o que todos os treinadores desejam”, comenta Mano.

Com reforços escolhidos a dedo e um elenco mais qualificado, a Raposa aposta na sequência do trabalho para quebrar o jejum de dois anos sem títulos. 

Até o momento, o Cruzeiro fez dois jogos-treino e venceu ambos, contra o Águia (7 a 0) e Araxá (3 a 0). O time ainda faz um amistoso com o Brasília, amanhã, às 17h, antes da estreia oficial contra o Villa Nova, às 17h deste domingo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por