Sem jogar há dois anos, Gilberto Silva anuncia aposentadoria

Hoje em Dia*
11/12/2015 às 13:17.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:17
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, Gilberto Silva anunciou nesta sexta-feira (11) a aposentadoria do futebol. O defensor, natural de Lagoa da Prata, região central de Minas Gerais, não atua desde 2013, quando saiu do Atlético.

"Nesses dois anos que fiquei de fora dos gramados, o que eu tenho feito é me preparado bastante pra uma nova etapa da minha vida, e eu não sabia quando chegaria o momento. A partir de hoje, eu dou por encerrada a minha carreira como atleta. É uma coisa muito difícil. No mundo, a gente não pede para nascer. Quando a gente nasce, a gente não quer morrer. Ouvi uma frase que diz que jogador de futebol morre duas vezes. Eu discordo. Acho que o jogador de futebol morre uma vez, e faz uma transição do campo pra uma nova etapa. Para mim, é um momento de transição, não uma primeira morte. Por mais dolorido que seja, é um momento que eu poderia ver como tristeza, momento difícil, mas vejo com muita alegria. São quase 20 anos de muita alegria. É isso que fica pra mim e pra minha família", comunicou Gilberto Silva em coletiva de imprensa, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira.

Aos 39 anos, o ex-jogador dedicou 18 ao futebol profissional, atuando seja de volante ou zagueiro. Agora como um ex-atleta, Gilberto Silva não pretende largar o futebol, mesmo que seja atuando em uma nova função fora das quatro linhas.

"Nessas últimas semanas eu estive em Londres, visitando o Arsenal, minha velha casa. Eu vi que tem uma forma bacana de continuar no meio do futebol de um jeito diferente, que é a questão da consultoria internacional. Me intitulo desta forma, um consultor internacional, para clubes e atletas. Vou fazer um trabalho dentro do que eu aprendi", destacou.

Vitorioso por onde passou, Gilberto Silva foi revelado no América, no qual se destacou antes de se transferir para o Atlético em 2000. Em 2002 o volante foi campeão da Copa do Mundo com o Brasil e foi jogar na Inglaterra, defendendo as cores do Arsenal. O atleta ainda passou por Panathinaikos e Grêmio, antes de retornar ao Galo e ser campeão da Libertadores em 2013.

Pelo Atlético, Gilberto Silva ainda foi campeão mineiro em 2000 e 2013. Em Minas Gerais, ainda levantou a taça de campeão Brasileiro da série B em 1997 e da Copa Sul-Minas em 2000, ambos pelo América.

O currículo de títulos do ex-jogador se estende pela Europa e Seleção Brasileira. Pelo Arsenal foi campeão da Premier League da temporada 2013/14 e da FA Cup em 2003 e 2005. Ele ainda foi campeão grego e da Copa da Grécia em 2010 pelo Panathinaikos.

Além da Copa do Mundo, vestindo a camisa da Seleção, Gilberto Silva foi campeão da Copa das Confederações em 2005 e 2009 e da Copa América em 2007.

*Colaborou Mateus Marotta

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por