
O novo treinador do América foi apresentado nesta terça-feira (7), no CT Lanna Drumond. Sérgio Vieira, de 33 anos, concedeu entrevista coletiva acompanhado do auxiliar técnico Rui Pedro Sousa e do preparador físico Edy Carlos Soares. Na conversa com os jornalistas, o português foi confiante e afirmou que os objetivos do América devem ser audaciosos, apesar da péssima campanha na Série A. Ele admitiu que permanecer na Primeira Divisão é a primeira meta, mas defendeu que o Coelho deve pensar em conquistar uma vaga na Libertadores e até mesmo os títulos da Copa do Brasil e do Brasileiro.
“Temos que olhar para o passado e transformar o América em uma força nacional e até internacional. Olhando a dimensão que o clube tem, em termos de organização e em relação aos recursos humanos, acho que temos aqui um conjunto que faz do clube uma grande força. Temos que levar o América a outros patamares, não só em nível regional. Nosso primeiro objetivo, naturalmente, é fazer com que o América fique na Série A. Mas nós não trabalhamos diariamente pensando que temos que ganhar só para sair da zona de rebaixamento", declarou.
"O nosso foco é no processo, na evolução. Em conjunto com a diretoria, temos que implantar uma cultura da vitória, que luta por outros objetivos, não só da permanência. Temos que pensar em ficar na Série A, depois chegar na Sul-Americana, na Libertadores, no título brasileiro, na Copa do Brasil. Temos que falar isso sem medo, sem receio. Nosso objetivo é olhar lá pra cima. Mas temos que ser racionais, saber que temos um jogo difícil no próximo sábado (contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio). O foco é sempre a vitória no próximo jogo”, completou o treinador.
Leia mais
América, Atlético e Cruzeiro já fazem contas após início ruim no Campeonato Brasileiro
Rafael Bastos deixa o América e vai para a Chapecoense
Sérgio Vieira acompanha de perto e aprova vitória do América
Currículo
A idade de Vieira chama atenção. Mais jovem que a maioria dos técnicos, ele é quatro anos mais jovem até mesmo que o capitão da equipe, Leandro Guerreiro, que tem 37 anos. O novo treinador espera compensar a pouca idade com sua ampla experiência, adquirida durante anos de preparação. Vieira falou sobre a carreira, os métodos de trabalho e a formação.
“Estudei futebol durante quatro, cinco anos na universidade. Estudei Comunicação Social, Fisiologia, Marketing e Gestão. A experiência também tem a ver com os cursos da UEFA, com experiências que tive na Liga Portuguesa, os diferentes treinadores com quem trabalhei, as diferentes competições que estive envolvido: Liga Portuguesa, Copa de Portugal, Liga Europa, Liga dos Campeões. Enfim, experiências que vivi e que me fazem o que sou hoje", esclareceu.
"A convivência com diferentes culturas e jogadores também. Em Portugal, convivemos com jogadores de várias nacionalidades. Isso nos dá capacidade de relação muito grande, acredito nisso. Sei que, daqui a um ano, serei mais competente ainda. Isso é uma perspectiva que temos que ter evolução. O mundo está sempre em evolução. O treinador de futebol é a mesma coisa”, acrescentou.
Contratado no último sábado, o português comandou apenas um primeiro treino no clube, nesta segunda-feira, mas já elogiou o trabalho realizado até o momento. “É um prazer enorme fazer parte da história do América e contribuir para que seja engrandecida com conquistas e objetivos grandiosos”, concluiu o novo comandante do Coelho.
(*) Colaborou Felipe Repolês