Um ponto em nove disputados no Campeonato Brasileiro. Essa é a realidade de Cruzeiro e América, adversários de hoje, às 16h, no Mineirão. As campanhas começaram tão mal – ambos ocupam a zona de rebaixamento – que é difícil encontrar quem os defenda.
A missão está complicada, inclusive, para os goleiros Fábio e João Ricardo. Considerados os principais jogadores de suas respectivas equipes, os donos da camisa 1 têm sofrido com a falta de organização dos setores defensivos.
Nas três rodadas já disputadas, o time celeste sofreu sete gols, e o alviverde, cinco. O desempenho é tão ruim que o Cruzeiro tem, junto com Atlético-PR e Vitória, a pior defesa da competição. O América aparece logo atrás na lista.
Ciente da deficiência do time, principalmente após a goleada por 4 a 1 para o Santa Cruz, o técnico Paulo Bento dedicou boa parte do treino de ontem, na Toca da Raposa II, para orientar os jogadores da defesa. Durante a atividade, ele conversou reservadamente com o volante Bruno Ramires e o zagueiro Bruno Viana, dois dos atletas mais jovens do elenco.
“Faz parte também do processo, conversas individuais. Do final do jogo de quarta-feira ao início do jogo de sábado (hoje) não completará 72 horas, por isso precisamos chegar aos atletas de outra forma que não seja apenas os treinos”, comentou o português. Cabe lembrar que os zagueiros Dedé e Manoel, considerados titulares, estão lesionados.
Leia mais
Riascos, Robinho e Alisson participam de treino e ficam à disposição do técnico Paulo Bento
Poupados em treino, Leandro Guerreiro e Victor Rangel são dúvidas do América para o clássico
Cruzeiro e América buscam primeira vitória no Brasileirão para evitar crise
Mudanças
Na lateral esquerda, Bento poderá promover a estreia de Bryan, contratado junto ao América há duas semanas. Com isso, a posição teria um atleta de origem, já que o meia argentino Sánchez Miño vinha sendo improvisado no setor.
O campeão mineiro, por sua vez, também não terá facilidade para se encaixar no Brasileirão. Com duas derrotas (1 a 0 para o Fluminense e 3 a 1 diante da Chapecoense) e um empate (1 a 1 com o Vitória), o time de Givanildo Oliveira vê no clássico de hoje a oportunidade de respirar e deixar a zona de rebaixamento.
Muito desfalcado, porém, o Coelho terá um time bem diferente daquele que eliminou a Raposa nas semifinais do Mineiro. Com dores na coxa direita, o zagueiro Alisson não estará em campo. Recuperado de lesão, Adalberto volta a ser opção, provavelmente como reserva.
Ainda contundidos, o meia Tony e o lateral-direito Pablo também não foram relacionados. Já o volante Leandro Guerreiro e o atacante Victor Rangel, convocados para o duelo, também são dúvidas devido ao desgaste muscular.
Ficha do jogo
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo (Léo), Bruno Viana, Bryan; Ariel Cabral (Henrique), Bruno Ramires, Arrascaeta (Robinho) e Elber; Willian. Técnico: Paulo Bento
América: João Ricardo; Hélder, Artur, Sueliton e Xavier; Leandro Guerreiro (Juninho), Claudinei, Tiago Luís, Rafael Bastos e Danilo; Victor Rangel (Eduardo). Técnico: Givanildo Oliveira
Horário: 16h
Local: Mineirão
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas (PA), auxiliado por Celso Luiz da Silva (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Transmissão: Premiere