
Ídolo do Botafogo nos anos 1950/60 e bicampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1958/62, Garrincha completaria 81 anos nesta terça-feira (28) se estivesse vivo. O aniversário de nascimento de um dos maiores craques da história do futebol brasileiro é lembrado hoje com destaque pelo site da Fifa.
"Imprevisível, mágico, indescritível e explosivo...", diz, logo em seu início, a matéria, que destaca a trajetória de Garrincha no Botafogo, clube que defendeu por 12 temporadas e pelo qual conquistou dois torneios Rio-São Paulo e três estaduais.
"Se Pelé é tido pelos brasileiros como o mais técnico e talentoso jogador de todos os tempos, Garrincha é lembrado como o mais audacioso e criativo...", pontua o texto, que destaca a trajetória do atacante pela seleção Brasileira e o intitula como o "Chaplin do Futebol".
A matéria trata também da infância pobre de Garrincha na pequena cidade de Pau Grande, no Rio de Janeiro, e da decadência precoce em função do alcoolismo: "Sofrendo de cirrose do fígado, o virtuoso teve uma morte precoce aos 49 anos".
Garrincha morreu no dia 20 de janeiro de 1983.