Felipe Bevilacqua, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), determinou a suspensão preventiva por 30 dias de 12 jogadores por suspeita de manipulação no futebol. Entre os atletas punidos, está o atacante Dada Belmonte, que pertence ao América.
Bevilacqua exerce a presidência do STJD já que José Perdiz, está na Austrália a convite da CBF para assistir à Copa do Mundo feminina.
Os jogadores suspensos são alvos da investigação de nova fase da Penalidade Máxima do Ministério Público de Goiás e se tornaram réus na Justiça de Goiânia.
Além de suspensos, o STJD também determinou a convocação de 10 jogadores para serem ouvidos no dia 8 de agosto, em referência à segunda fase da operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Goiás, que trabalha em parceria com o STJD.
Na Justiça comum, todos réus vão responder pela suposta prática dos seguintes delitos, de acordo com artigos da nova Lei Geral do Esporte:
Art. 198. Solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
Art. 199. Dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado. Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa.
Os convocados para prestar depoimentos são:
- Nino Paraíba, do Paysandu, que era do Ceará nos fatos narrados pelo MP de GO
- Pedrinho, ex-Athletico, hoje do Shakhtar
- Richard, ex-Ceará, que está no Alanyaspor
- Vitor Mendes, do Fluminense, que era do Juventude nos fatos narrados pelo MP de GO
- Nathan, ex-jogador do Avaí
- Alef Manga, do Coritiba
- Diego Porfírio, do Coritiba, hoje no Desportivo Aliança (AL)
- Bryan Garcia, ex-Athletico, hoje no Del Valle
- Dadá Belmonte, do América, que era do Goiás
- Nathan, do Grêmio, que era do Fluminense
Leia mais