Substituto de Fábio tenta quebrar a ‘maldição’ dos goleiros da base

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
21/08/2016 às 08:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:28
 (Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

(Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro)

Ser goleiro de um grande clube pode dar fama, títulos e muito dinheiro. Apesar dos prazeres e do glamour oriundos dessas benesses, nem todos os atletas conseguem emplacar na carreira por não suportar às pressões, principalmente aquelas vindas das arquibancadas. E os objetivos podem tornar-se ainda mais difíceis de serem atingidos se o aspirante a camisa 1 for um debutante entre os profissionais e atleta revelado nas categorias de base. Casos como esse são comuns e, na Toca da Raposa II, Lucas França, de apenas 20 anos, tentará ser um ponto fora da curva nesse funil do futebol. E sua nova missão será contra o Figueirense, hoje, às 18h30, no estádio Orlando Scarpelli, pela 21ª rodada do returno do Campeonato Brasileiro.

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Lucas França ganhou do técnico Mano Menezes a responsabilidade de substituir Fábio, titular desde 2005 e jogador com maior número de jogos na história celeste. Tudo por causa de uma lesão no joelho do capitão, que ficará fora dos planos até abril de 2017.

Mais do que superar a expectativa por substituir um ícone, o jovem goleiro tentará quebrar uma escrita que dura 13 anos. Desde a época de Gomes, em 2003, um goleiro da base estrelada não vinga como titular. Gomes foi o último camisa 1 da Raposa revelado pelo Cruzeiro a conquistar, não só a confiança do treinador da época (Vanderlei Luxemburgo). Mas, também, grandes títulos, pois o time da Tríplice Coroa  (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) começava por ele. Outros nomes como Harlei e Rodrigo Posso (nos anos 1990), Jefferson (entre 2000 e 2002) e Gatti (2004 a 2008) não obtiveram êxito ao substituírem os titulares de cada época.

“Fábio tem um peso muito grande no Cruzeiro, é um capitão, jogador que tem uma grande história no clube. Respeitamos muito isso. Lógico que ele vai fazer falta pela liderança, de impor o respeito que impõe. E quem jogar, entrar no lugar dele, vai ter que dar o melhor para que aquilo que o Fábio vinha fazendo seja mantido”, disse o lateral-esquerdo Edimar.

DEFINIÇÃO
Depois do erro de escalar o time com apenas um volante nos 2 a 2 com o Coritiba, domingo passado, no Independência, Mano Menezes volta a usar dois jogadores na posição, com Romero formando dupla com Henrique.

RODADA
Mais cinco partidas, além dos jogos de Cruzeiro e Atlético, serão disputados hoje pela 21ª rodada. E os destaques são dois clássicos nacionais em que os times têm objetivos bem diferentes. No Mané Garrincha, em Brasília, às 11h, o Flamengo encara o Grêmio numa briga direta pelo G-4. O rubro-negro é sexto colocado com 34 pontos, apenas um a menos que o Grêmio, que é terceiro, com 35.

O clássico envolvendo o outro grande gaúcho, entre Internacional e São Paulo, às 16h, no Beira-Rio, tem um contexto bem diferente. O Colorado, que já liderou a competição, mas não vence há 12 rodadas, tem chance de entrar na zona de rebaixamento até em caso de empate. O tricolor paulista busca a reabilitação, pois vem de derrota para o Botafogo, por 1 a 0, no Morumbi.

O líder Palmeiras tenta se manter tranquilo na ponta recebendo a Ponte Preta, às 16h, no Allianz Parque. Os outros jogos de hoje são Santa Cruz x Fluminense, às 16h, no Arruda, em Recife, e Coritiba x Santos, às 18h, no Couto Pereira, em Curitiba. 

FICHA PRÉ-JOGO

FIGUEIRENSE
Thiago Rodrigues; Ayrton, Bruno Alves, Marquinhos e Pará; Jackson Caucaia, Ferrugem, Dodô e Carlos Alberto; 
Rafael Moura e Lins. 
TÉCNICO: Argel Fucks

CRUZEIRO
Lucas França; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique e Lucas Romero; Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis; Ramón Ábila. 
TÉCNICO: Mano Menezes

HORÁRIO: 18H30. 
LOCAL: Orlando Scarpelli (Florianópolis).
ARBITRAGEM: João Batista de Arruda, auxiliado por Michael Correia e João Luiz Coelho de Albuquerque, todos do Rio de Janeiro.
TRANSMISSÃO: Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por