Técnico específico da defesa do Lyon, Caçapa observa que o Brasil ignora essa metodologia

Gláucio Castro - Hoje em Dia
01/02/2016 às 07:30.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:14
 (Arquivo )

(Arquivo )

De 2001 a 2007, Cláudio Caçapa teve conduta incontestável na zaga do Lyon, da França. Em janeiro de 2016, o mineiro de Lavras, Sul de Minas, voltou ao clube do qual é um dos ídolos. Desta vez, porém, não para atuar dentro das quatro linhas. Nesta segunda-feira (1º) faz exatamente um mês que o zagueiro, revelado pelo Atlético, foi convidado pela diretoria do Lyon para assumir a função de treinador específico da defesa, função muito comum nos clubes europeus, mas praticamente desconhecida por aqui.

Esse é mais um passo de Cláudio Caçapa para tentar alavancar a carreira de treinador, que começou na Seleção Brasileira Sub-15, durando pouco mais de um ano, até a CBF demitiu em 2015 toda a comissão técnica de Alexandre Gallo.

“Tenho me preparado e feito cursos para ser treinador, como agora o da UEFA. Aí recebi este convite do Lyon e está sendo uma experiência muito boa”, diz o ex-zagueiro.

“Eu não sei de nenhum clube brasileiro que trabalha desta forma (treinador específico da defesa), mas é muito produtivo”, completa Caçapa.

Sob sua responsabilidade estão os zagueiros, laterais e volantes. A parte ofensiva da equipe é de responsabilidade do treinador Bruno Genésio, que atuava como meia, além de outro treinador específico para o setor.

Segundo Caçapa, a comissão técnica se reúne no início da semana e traça o planejamento. Normalmente, dois ou três trabalhos são feitos separadamente, quando o brasileiro pode orientar o grupo sobre a parte defensiva.

“A gente utiliza os atacantes também para trabalhar a defesa. Faço isso juntamente com a comissão técnica, para que todo o grupo fique bem homogêneo”, observa.

Início no Atlético

Depois de se destacar no Atlético, onde foi vice-campeão brasileiro de 1999 e campeão da Conmebol em 1997, Caçapa chegou ao Lyon em 2001. Na cidade, localizada a cerca de 466 quilômetros de Paris, permaneceu até 2007. Com a camisa da equipe francesa, o defensor conquistou seis títulos do Campeonato Francês, cinco Supercopas da França e uma edição da Liga Francesa.

Em seguida, se transferiu para o Newcastle, da Inglaterra. Em 2009, Caçapa chegou ao Cruzeiro para duas temporadas, depois voltou a França para defender o Évian, em 2011, até encerrar a carreira, no Avaí, em 2011.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por