Título do Furacão faz Galo ter 75% de chances de pegar brasileiro na fase de grupos da Libertadores

Alexandre Simões
11/12/2018 às 18:33.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:31
 (Atlético-PR/Divulgação)

(Atlético-PR/Divulgação)

O empate por 1 a 1 na partida de ida decisão, na última quarta-feira (5), no Estádio Metropolitano de Barranquilla, na Colômbia, com o Junior Barraquilla, deixa o Atlético-PR a uma vitória do primeiro título internacional oficial da sua história, o da Copa Sul-Americana. A volta da final acontece nesta quarta-feira (12), às 21h45, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Se o Furacão confirmar seu favoritismo, além da taça, ele garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores do ano que vem.
Com isso, passam a ser de 75% as chances de o Atlético, caso passe pelas duas fases preliminares que disputará, ter um adversário brasileiro na fase de grupos da Libertadores 2019.

Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro integram o pote 1 e cada um encabeçará uma chave. Pelas regras do sorteio, nenhuma equipe brasileira já garantida na fase de grupos da competição, e que integre os portes 2, 3 e 4, pode cair no mesmo grupo deles.

Internacional e Flamengo já estão garantidos no pote 2, que ganhará a presença do Atlético-PR caso ele conquiste nesta noite o título da Copa Sul-Americana diante do Junior Barranquilla, da Colômbia.

Se o Furacão levantar a taça, das oito chaves da fase de grupos da Copa Libertadores de 2019, seis terão clubes brasileiros.
A mesma situação do Atlético é vivida também pelo São Paulo, o outro representante brasileiro nas fases preliminares da Libertadores do ano que vem.

Dependendo do sorteio, que será feito na próxima segunda-feira, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, na Grande Assunção, no Paraguai, Atlético e São Paulo podem se enfrentar num dos quatro duelos da terceira etapa preliminar da competição, a última antes da fase de grupos.

Na segunda fase, a primeira que disputarão na batalha para tentar chegar aos grupos, isso não pode acontecer, pois pelo posicionamento dos dois no ranking da Conmebol eles estarão no mesmo pote no sorteio.

DÚVIDA

Destaque maior do Atlético-PR, o atacante Pablo é a grande dúvida do time de Tiago Nunes para a partida desta noite. No confronto de ida, na semana passada, ele sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído.

Apesar de não ter participado da atividade de ontem, a tendência é que ele jogue. Caso seja vetado, Rony deve ser seu substituto, com Marcelo Cirino sendo improvisado no comando do ataque. Outra opção é Bergson.

No Junior Barranquilla, o principal reforço é a volta do experiente atacante Téo Gutiérrez, que não participou da partida de ida por cumprir suspensão.

A FICHA DO JOGO

ATLÉTICO-PR

Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Lucho González, Bruno Guimarães e Raphael Veiga; Marcelo, Nikão e Pablo (Rony).
Técnico: Tiago Nunes

JUNIOR BARRANQUILLA

Sebastián Viera; Piedrahita, Jefferson Gómez, Rafael Pérez e Fuentes; Luis Narváez, James Sánchez e Víctor Cantillo; Jarlan Barrera; Luis Díaz e Téo Gutiérrez. Técnico: Julio Comesaña

DATA: 12 de dezembro de 2018

LOCAL: Arena da Baixada (Curitiba)

ARBITRAGEM: Roberto Tobar, auxiliado por Christian Schiemann e Claudio Rios, todos do Chile

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por