Uma semana depois de empatarem por 1 a 1, no Independência, na principal partida da volta do Campeonato Mineiro, Atlético e América voltam a se enfrentar. Neste domingo (2), às 16h, no Mineirão, começam a disputar uma vaga na decisão do Módulo I. E assim como no confronto anterior, há um tabu no caminho americano. Só que muito maior.

No estádio do Horto, o Coelho não supera o Galo há mais de quatro anos, pois a última vitória foi na partida de ida da decisão do Estadual de 2016. Apesar de não conseguir quebrar a escrita, o 1 a 1 acabou sendo positivo para o time de Lisca, que graças a ele disputa as semifinais que começam no próximo domingo precisando de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols para ser finalista.

América 1 x 0 Atlético Campeonato Mineiro 2005 gol de Washington

No Campeonato Mineiro de 2005, o América brigou contra o rebaixamento e escapouganhando do Atlético por 1 a 0, no Mineirão, gol de Washington. Foi a última vitória do Coelho sobre o Galo, no Gigante da Pampulha

No Gigante da Pampulha, o tabu americano é bem maior. Já são mais de 15 anos sem vitória do América sobre o Atlético no estádio. A última foi em 13 de maio de 2005, por 1 a 0, com um gol do centroavante Washington, num resultado que ajudou o Coelho a evitar a queda para o Módulo II, que acabou acontecendo na temporada seguinte.

Desde então, os dois rivais já disputaram nove clássicos no Mineirão. Foram cinco vitórias atleticanas e quatro empates. Um deles bem especial para os americanos e com sabor de vitória. Isso porque o 1 a 1 de 8 de maio de 2016 garantiu ao América seu último título estadual.

Independência

O baixo número de jogos entre os dois clubes no Gigante da Pampulha nos últimos 15 anos tem como explicação principal o fato de o Independência, desde a sua reinauguração, em abril de 2012, ter se transformado na casa de americanos e atleticanos, que mandam no estádio do Horto a maioria absoluta dos seus jogos.

Atlético América 2019 MIneirão Alerrando autor de dois gols

No último clássico entre Atlético e América, no Mineirão, o garoto Alerrandro decretou o 3 a 2 atleticano já na reta final do confronto, válido pela fase classificatória do Campeonato Mineiro

Agora, o Atlético volta ao Mineirão e aposta na longa invencibilidade sobre o América no estádio para tentar abrir vantagem na semifinal do Campeonato Mineiro. O Coelho, assim como em maio de 2016 ou no domingo passado, não pode deixar de considerar o empate um bom resultado, por mais que o tabu do Gigante da Pampulha não seja quebrado.

Tabela

A outra semifinal do Campeonato Mineiro também começa neste domingo, com a Caldense enfrentando o Tombense, às 11h, no Independência.
O estádio do Horto receberá toda a rodada de volta da fase na próxima quarta-feira (5). Tombense e Caldense jogam às 16h. E o América encara o Atlético às 21h30.

No Troféu Inconfidência, que terá semifinais em jogo único, o Cruzeiro encara o Patrocinense no sábado, às 14h30, no Mineirão. Ubêrlândia e Boa Esporte jogam no domingo, às 19h, no Parque do Sabiá.