
O treinador do Canadá, John Herdman, fez história ao levar o país de volta a uma Copa do Mundo após 36 anos. Com a estreia canadense no Catar, ele se tornou o primeiro da história a ser treinador tanto em uma Copa feminina quanto em uma masculina, já que treinou as canadenses na Copa de 2015.
Nascido na Inglaterra, Herdman é um caso raro de um treinador que nunca foi jogador de futebol. Em 2001 ele se mudou para a Nova Zelândia para trabalhar como treinador. Em 2006, virou treinador da seleção feminina do país levando tanto o time sub-20 (2006 e 2010), quanto o principal (2007 e 2010) para as Copas do Mundo da categoria.
Em 2011, assumiu a seleção feminina do Canadá e foi o responsável por uma revolução no futebol da categoria levando o país ao título do Pan-Americano no mesmo ano. Com ele, o Canadá conquistou suas duas primeiras medalhas no futebol olímpico, sendo bronze em 2012 e 2016.
Na Copa do Mundo de 2015, ele levou o Canadá até as quartas de final da competição.Já sem Herdman, mas com seu legado, o país chegou a medalha de ouro em 2020.
Carreira consolidada no futebol
Com o sucesso no time feminino,o comandante foi “convocado” para fazer o mesmo no time masculino em 2018. O treinador foi responsável por fazer o Canadá se tornar o melhor time da Concacaf, sendo o líder das eliminatórias para a Copa, deixando EUA e México para trás. Sob sua tutela, o Canadá volta a uma Copa após 36 anos e com a esperança de surpreender o mundo, primeiro, marcando o primeiro gol na competição e, em seguida, avançando de fase.
Ao todo, John Herdman tem 47 jogos no comando do Canadá, sendo 32 vitórias, cinco empates e 10 derrotas.
Leia mais