Tempo de enduro de regularidade e velocidade nas trilhas de Minas

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
18/09/2018 às 21:33.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:31
 (Rogério Leite/divulgação)

(Rogério Leite/divulgação)

Existe o enduro FIM (sigla da Federação Internacional de Motociclismo), disputado em todo o mundo, e no qual o desafio é acelerar ao máximo nos trechos cronometrados que compõem o percurso. E os mineiros inventaram, no fim dos anos 1970, as provas de regularidade, em que o que vale é cumprir, à risca, a média de velocidade determinada pela organização.

Os dois, felizmente, vão muito bem no estado. E movimentam as trilhas nos próximos dias, com direito à definição de campeões. A começar pelo próximo sábado. Antônio Carlos, cidade próxima a Barbacena, recebe a última etapa da Copa Estrada Real de Regularidade, o Enduro dos Queijos Millano. Ao longo da temporada, a competição passou por São João del-Rei (Enduro das Cavas); Barbacena (Enduro do Imperador); Santos Dumont (Enduro da Asa); Resende Costa ( Enduro das Lajes); São João Nepomuceno (Enduro da Moda) e teve como grande</CW> atração o Ibitipoca OffRoad, que levou os pilotos, em dois dias de disputa, de Juiz de Fora a Conceição do Ibitipoca, e pelo caminho inverso.

A prova decisiva terá percurso de 106 quilômetros com largada às 9h no Sítio Chão de Estrelas, distrito de Sá Fortes. A promessa é de muita navegação e trilhas que, caso prossigam as chuvas, podem se tornar ainda mais difíceis e traiçoeiras.

Patos
No fim de semana seguinte (dias 29 e 30), mudam o cenário, a modalidade e a competição. Patos de Minas recebe a última etapa do Brasileiro de Enduro FIM, também válida como sétima etapa da Copa Cerrado.

Se alguns dos principais títulos na disputa nacional foram definidos por antecipação em Farroupilha (RS), a ordem é não deixar a faixa ser carimbada pelos adversários.

Na Enduro GP (classificação geral) e na E1 (motos até 450cc quatro tempos e 250cc dois tempos), o número 1 para 2019 foi assegurado pelo capixaba Bruno Crivillin, que disputa este ano etapas do Mundial, mas traz sua KTM para acelerar nas trilhas de Patos com direito a patrocínio do América.

O conterrâneo Patrick Capila, com a Yamaha WR do O2BH América Team, só precisa largar para garantir a taça na Júnior, mesmo caso do mineiro Rômulo Bottrel, seu companheiro de equipe, na E3 (motos quatro tempos acima de 450cc). Briga em aberto na E2 (quatro tempos até 250cc e dois tempos até 125cc) entre o paulista Vinícius Calafati e o mineiro Júlio Ferreira, que pilota para o time Honda chefiado por Felipe Zanol.

 RÁPIDAS

BALANÇO POSITIVO PARA O MINEIRO FELIPE

RABELLO NA ETAPA ALEMÃ DA NASCAR EURO

Menos de uma semana depois de correr ao lado do pai na primeira prova do Mineiro de Automobilismo, Felipe Rabello voltou a acelerar pela Nascar Whelen Euro Series, campeonato de stock cars disputado em pistas europeias com a chancela da categoria norte-americana. E na etapa de Hockenheim (Alemanha), primeira das semifinais da temporada, fez bonito, conseguindo um sexto e um quarto lugares na categoria Elite 2 a bordo do Chevrolet Camaro da equipe belga PK Carsport. Em sexto na classificação geral, ele lutará, na rodada dupla de Zolder (Bélgica), nos dias 20 e 21 de outubro, por um lugar no pódio final do ano – ainda tem chances matemáticas de título.

RAFA MATOS ACELERA PELA SEXTA VITÓRIA

NA TRANS-AM SERIES EM VIRGÍNIA

Rafa Matos tem, no sábado, a chance de ficar ainda mais próximo de um título inédito para o automobilismo brasileiro: o da Trans-Am Series norte-americana. Correndo na categoria TA2 com o Chevrolet Camaro da equipe Coleman Motorsports/3D Dimensional Services, ele encara a nona etapa da temporada, no Virginia International Raceway, em Alton. Para os treinos e a corrida, o piloto de Belo Horizonte contará com um novo motor, depois dos problemas de desempenho que o prejudicaram em Watkins Glen. Ainda assim, ele conseguiu vencer pela quinta vez no ano, aproveitando-se do abandono do líder Scott Lagasse Jr, por quebra do câmbio. Rafa tem 58 pontos de vantagem para o vice-líder, Tony Buffomante.

PILOTO DE ALFENAS CONQUISTA TÍTULO

ANTECIPADO NO RALLY DE VELOCIDADE

Depois de uma carreira nas pistas que o levou à Fórmula 3 na Europa, o alfenense Victor Corrêa vem fazendo bonito em outra modalidade do automobilismo: o rally de velocidade. No fim de semana, ele e o navegador catarinense Maicol Souza conquistaram, por antecipação, o título brasileiro da categoria RC5 (carros até 1.600cc com tração dianteira e preparação limitada), ao terminar na segunda posição o Rally de Rio Negrinho (SC), com um Peugeot 206 da equipe RT One. “A prova foi ótima, com organização muito boa e com trechos muito desafiadores. O ano não poderia ser melhor”, comemorou Corrêa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por