
O assunto vem sendo insistentemente discutido pela China Azul: o Cruzeiro ainda não se acertou em campo em 2016. Afinal, as três vitórias do time no Estadual até agora foram por um gol de diferença: 2 a 1 (Tombense) e 1 a 0 (Tupi e Tricordiano). Houve ainda o empate por 0 a 0 com a URT.
Ainda assim, o time celeste ostenta até aqui a defesa menos vazada da competição, ao lado de Atlético e Uberlândia, com um gol. Mas é justamente o desempenho do sistema defensivo que vem sendo questionado pela torcida, e a primeira prova de fogo no Estadual ocorrerá clássico contra o América, neste domingo (28), às 17h, no Mineirão, pela quinta rodada do Mineiro. Isso porque o assunto gols não tem sido problema para o Coelho na competição.
Ao lado do Galo, o América é dono do melhor ataque do torneio. Foram oito bolas nas redes adversárias. O Coelho conta ainda com Osman, artilheiro do Estadual, com quatro gols.
A situação é mais do que suficiente para o goleiro Fábio pedir atenção redobrada aos seus companheiros.
O América será o segundo time que disputará o Brasileirão da Série A no caminho do Cruzeiro nesse início de temporada. No primeiro desafio, contra o Fluminense, pela Sul-Minas-Rio, a impressão não foi das melhores, pois a Raposa levou quatro gols.
“O Deivid vem corrigindo nossos erros. Esperamos uma evolução para passar confiança ao nosso torcedor”, diz o capitão.
Avaliação para o ataque
Se no Cruzeiro a partida será um teste para a defesa, para o América servirá de avaliação também para o ataque. No teste contra equipes da Série A, o time do técnico Givanildo Oliveira passou em branco na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na Sul-Minas-Rio.
Responsável por abastecer o ataque do Coelho, o meia Tony, que marcou um gol no Mineiro até agora, pede o time com postura vencedora no clássico. “É meu primeiro Cruzeiro e América e espero começar bem o ano. O clássico é um divisor de águas. Quero muito vencer, pois a gente precisa trazer o torcedor para o nosso lado, e nada melhor do que um grande resultado no clássico.”
Tendência dos treinadores é repetir as escalações
Raposa e Coelho entram em campo neste domingo (28) possivelmente com as mesmas escalações da última rodada do Campeonato Mineiro. Quanto ao Cruzeiro, será a primeira vez que o técnico Deivid irá repetir uma formação na temporada. A equipe vai a campo contra o Coelho com Fábio; Fabiano, Dedé, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Lucas Romero e Sánchez Miño, Arrascaeta e Alisson; Willian.
“Sempre é bom repetir a equipe para que a gente possa pegar mais entrosamento e ficar mais confiante. No começo testei um, testei outro, até encontrar o melhor posicionamento e esquema tático”, comenta Deivid. A equipe celeste ainda alterna altos e baixos na temporada. Mesmo assim, Deivid afasta qualquer tipo de pressão sobre ele. Mas reconhece a necessidade de o time render mais em campo.
“Não me vejo pressionado. Claro que precisamos ter a consciência que podemos melhorar. É importantíssimo ganhar bem o jogo para aumentar ainda mais a confiança do grupo”, observa o comandante da Raposa.
“Se você perceber, são quatro vitórias, dois empates e uma derrota ( levando-se em consideração os jogos da Copa Sul-Minas-Rio e o amistoso contra o Rio Branco-ES). Na nossa derrota (para o Fluminense, por 4 a 3 ) foi a partida que jogamos mais. E saímos derrotados”, emenda Deivid.
Bolas Aéreas
No América, satisfeito com o desempenho apresentado pela equipe na vitória por 3 a 1 sobre a Caldense, na última rodada, o técnico Givanildo Oliveira cobrou exaustivamente a bola aérea nos treinamentos do decorrer da semana.
O treinador não esconde sua preocupação com o zagueiro Dedé. Forte na bola aérea, o defensor do Cruzeiro terá atenção especial neste domingo (28). “O adversário tem jogadores altos e bons na bola aérea, como o Dedé. Mas nada específico. A gente vem trabalhando há algum tempo esse tipo de situação. Toda semana procuramos aprimorar esse tipo de jogada, que é muito importante e decide jogos”, diz o meia Tony.
Ao que tudo indica, o América entra em campo com João Ricardo; Jonas, Sueliton, Alison e Danilo; Leandro Guerreiro, Pablo, Tony e Rafael Bastos; Osman e Bruno Sávio.
Confronto Direto
Cruzeiro e América farão confronto direto na disputa pelo topo do G-4. Na tabela, a Raposa aparece em segundo, com 10 pontos, um a mais ante o Coelho, em terceiro. “Trabalhamos focados para vencer um clássico. É um jogo importante para dar um passo a mais rumo à classificação (para as semifinais)”, opina o atacante Victor Rangel.
Outros Jogos
A quinta rodada do Estadual terá neste sábado (27) mais duas partidas, todas envolvendo equipes da parte inferior da tabela de classificação. No Almeidão, em Tombos, Zona da Mata mineira, às 17h, o Tombense, em situação desesperadora, recebe o Tupi, nono colocado. Lanterna da competição, com apenas um ponto, fruto de duas derrotas e um empate, a equipe dirigida pelo técnico Pingo marcou três gols em quatro rodadas e levou cinco.
Atual vice-campeão do Mineiro, a Caldense busca a reabilitação diante do Tricordiano, às 19h, no Ronaldão, em Poços de Caldas. O time do Sul de Minas aparece em 10º lugar, com três pontos e uma única vitória, em cima do Boa, na estreia do time no Mineiro. Com sete gols tomados, a defesa da Veterana só é melhor em relação ao Boa, que levou dez gols. O Tricordiano também tem os mesmos três pontos da Caldense, mas saldo positivo de um gol e 33% de aproveitamento.