Se você esteve conectado a alguma rede social ou ao Whatsapp nos últimos dias, certamente participou da polêmica quase sem fim: afinal, qual é a cor do vestido? Publicada no Tumblr Swiked, uma foto se tornou o assunto mais comentado ao redor do planeta. A discussão entre os internautas gira em torno das cores da vestimenta. Algumas pessoas identificam tons dourado e branco. Outras, preto e azul. E, obviamente, o futebol não poderia ficar de fora.
 
Torcedores de clubes que têm em seu fardamento as cores azul e preta resolveram criar memes para ironizar a polêmica. Gremistas, por exemplo, pintaram em branco e dourado o uniforme oficial da equipe. Até o escudo sofreu alterações. Fãs da Inter de Milão, da Itália, e do Independiente del Valle, do Equador, também entraram na brincadeira. 
 
As hashtags #WhiteandGold e #TheDrass dominaram os Trending Topics Mundiais e, no Brasil, as menções Azul e Preto também ganharam destaque no Twitter.
 
Fim do mistério?
 
Um texto, publicado no site Meu Cérebro, explica de forma mais simples e didática o jogo das cores na retina, localizada atrás do olho. 
 
Segundo a publicação, a função da retina é "transformar as ondas luminosas em imagens", isso permite a identificação das cores. Para quem enxergou o vestido azul e preto,  “Os cones da sua retina estão bem ativos, e isso resulta em seus olhos fazendo a mistura subtrativa", informa Leonardo Faria, escritor do texto.
 
Já para quem viu as cores branco e dourado significa que os teus olhos não funcionam bem com pouca luz e os bastonetes da sua retina detectam o branco. Leia o artigo na íntegra.