
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que o sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington, às 13h (de Brasília). Na ocasião, serão definidos os 12 grupos da competição, cada um formado por quatro seleções.
A Copa do Mundo de 2026 terá como sedes Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 18 de julho. A maior parte das partidas acontecerá em território norte-americano. “Deixamos alguma coisa para os outros dois países”, afirmou Trump ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, na Casa Branca.
Durante o encontro, Infantino entregou a Trump a taça do Mundial. O presidente norte-americano brincou sobre deixá-la no Salão Oval, mas ouviu do dirigente que o troféu terá de ser entregue ao próximo campeão. O mandatário da Fifa também presenteou o líder dos EUA com um ingresso para a final da Copa, marcada para 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A venda de ingressos ao público começará em 10 de setembro.
O governo dos Estados Unidos anunciou que haverá facilidades na concessão de vistos durante o torneio, “com alguns países com mais facilidade, outros menos”, segundo Trump. O presidente ainda declarou que “acha” possível a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no evento.
A Copa do Mundo de Clubes de 2025, disputada nos Estados Unidos, serviu como preparação para o Mundial de seleções. Do total de 16 estádios de 2026, cinco também receberam partidas da edição de clubes: MetLife Stadium (Nova Jersey), Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), Lincoln Financial Field (Filadélfia), Hard Rock Stadium (Miami) e Lumen Field (Seattle). Ao todo, serão 11 sedes nos EUA, três no México e duas no Canadá.
Será a primeira Copa do Mundo com 48 seleções. Na fase inicial, os países estarão divididos em 12 grupos, e avançarão à etapa seguinte os dois melhores de cada chave, além dos oito terceiros mais bem colocados. A fase de grupos terá 72 jogos, entre 11 e 27 de junho. O mata-mata começará em 28 de junho e seguirá até 18 de julho, com partidas de quartas de final em diante disputadas exclusivamente em estádios norte-americanos.
Leia mais