Uefa inicia campanha contra o racismo nos gramados europeus

Mamede Filho - Do Hoje em Dia
23/10/2012 às 08:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:27
 (Sergei Supinski/AFP)

(Sergei Supinski/AFP)

Uma nobre causa entrará em campo hoje na terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Em todas as partidas, a Uefa promoverá manifestações contra o racismo, numa iniciativa que defenderá a igualdade no futebol do Velho Continente.

Os jogadores vão entrar em campo de mãos dadas a crianças vestidas com uma camisa com a frase “Unidos Contra o Racismo” estampada. Além disso, a Uefa vai promover debates e workshops sobre o delicado tema.

“A Uefa está empenhada em erradicar do futebol todo e qualquer tipo de discriminação, e encoraja todos a juntarem-se a nós neste esforço de valorizar o respeito pelo próximo, independentemente de nacionalidade, religião, orientação sexual ou origem étnica”, diz Michel Platini, presidente da entidade.

Polêmica

Os capitães de cada clube usarão ainda uma braçadeira com uma mensagem contra o racismo, o que acabou gerando polêmica, especialmente na Inglaterra.

Cumprindo suspensão de quatro jogos em seu país por ofensas raciais ao zagueiro Anton Ferdinand, do Queens Park Rangers, o capitão do Chelsea, John Terry, está liberado para disputar a Champions, e pode usar a braçadeira na partida de hoje, às 16h45, contra o Shakhtar, em Donetsk, num duelo de líderes do Grupo E.

Com 4 pontos, cada, o triunfo deixará uma das duas equipes muito perto das oitavas de final. No outro jogo da chave, a Juventus, que soma apenas 2, enfrenta, na Dinamarca, o Nordsjaelland.

Quase lá

Com 100% de aproveitamento até agora no Grupo G, o Barcelona recebe hoje, às 16h45, o Celtic, no Camp Nou. Na segunda posição da chave, com 4 pontos, os escoceses tentam conquistar sua primeira vitória na Catalunha, um resultado histórico, e que deixaria o time muito perto da fase de mata-mata da Champions.

Na outra partida do grupo, o Benfica, que somou apenas 1 ponto nas duas primeiras rodadas, precisa vencer, também às 16h45, o Spartak, em Moscou, para seguir sonhando com uma vaga nas oitavas.

A importância do duelo é tão grande que os encarnados chegaram a poupar jogadores no Campeonato Português.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por