Uma moto sob medida: trial britânica tem desempenho de sobra

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
02/05/2015 às 10:31.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:52
 (SÉRGIO MELO/DIVULGAÇÃO)

(SÉRGIO MELO/DIVULGAÇÃO)

Embora seja muito bom desfrutar do exagero de força que as motocicletas com mais de 1.000 cc oferecem, na verdade você não precisa de tanto, principalmente nos caminhos mais acidentados ou trilhas, onde tamanho e peso são problemas. Enquanto as maiores em certas situações são incontroláveis, na Tiger 800 é você quem manda. O resultado disso é tranquilidade e confiança que permitem curtir a aventura sem sacrifícios físicos ou “stress”.    Com guidão leve, embreagem macia e motor dócil, a suavidade impressiona. Os fabricantes dos atuais automóveis com três cilindros deveriam aprender com ela como eliminar vibrações.    A maior novidade é o controle eletrônico do perfil de aceleração, tração e freios. Nos modos “Estrada” e “Fora de estrada”, ela se ajusta automaticamente a esses terrenos. Mas o modo “Usuário” é o mais interessante! Permite temperá-la ao seu gosto. Nele você pode determinar o perfil de cada sistema segundo as opções “Chuva”, “Sport”, “Estrada”, “Fora de estrada” e “Desligado”.   Triumph Tiger 800 XCx O QUE É? Categoria “Maxitrail”, com vocação para grandes distâncias e altas velocidades, no asfalto, terra ou cascalho. A versão testada é uma novidade que acaba de chegar no Brasil.   ONDE É FEITA? Fabricada na Inglaterra e montada em Manaus.   QUANTO CUSTA? R$ 45.390   COMO ANDA? Motor 3 cilindros, 95 cv e torque de 8 kg. Aceleração 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima estimada de 190 km/h.   COM QUEM CONCORRE? BMW F800GS Adventure (R$ 46.990), Honda XL700V (R$ 32.990) e Suzuki DL650V (foto) a 35.900. Mas cuidado, preço não é tudo! Essas motos têm diferenças enormes, conheça e experimente cada uma antes da compra.    COMO BEBE? Em percurso urbano/estrada de terra, a média foi de 19 km/l.   COMPORTAMENTO: Agilidade, acelerações vigorosas, comedida força em baixas rotações e motor elástico. Elogios para a ciclística, com as reações do guidão impecavelmente adequadas às inclinações. Sempre “na mão” e com “cruise control” a pilotagem é agradável e não cansa.    Mecânica Suspensão firme sem ser dura, embreagem leve, câmbio macio e ABS com ação suave. A unidade testada apresentou uma engasgadinha chata por volta das 2 mil rpm, que pode ser apenas questão de ajuste ou fruto de nossa mistura combustível.   ACABAMENTO: Montagem e acabamento primorosos.    CONCLUSÃO: Uma moto rápida, confortável, suave, que atende com sobra as necessidades do lazer e não assusta sequer o novato. A customização dos principais sistemas permite ter várias motos em uma só, tornando-a segura em qualquer caminho. Pena a ausência de controle eletrônico da suspensão. Embora pesando 191 kg e não recomendada para menores que 1,75 metros, ela é fácil de manobrar impulsionando com os pés.   Pontos positivos:  Conforto Agilidade Tecnologia   Pontos Negativos: Suspensão sem controle eletrônico Engasgadinha Altura

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