Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

Uma nova realidade para o remodelado Mineirão

Henrique Ribeiro, Pedro Artur e Renato Fonseca - Do Hoje em Dia
23/12/2012 às 08:19.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:58

(Ricardo Bastos/Hoje em Dia)

Novo símbolo da modernidade e a mesma imponência de décadas anteriores. Remodelado, o Mineirão volta a reinar absoluto na paisagem da Pampulha, sem nada a desejar se comparado a grandes arenas europeias. Essa grandiosidade, porém, não lembra nem de longe o potencial do primeiro ano de vida do Mineirão.

Em apenas três meses, entre setembro e dezembro de 1965, foram disputadas 40 partidas no estádio. O confronto inaugural foi entre a Seleção Mineira e River Plate, da Argentina. Já em 2013, em toda a temporada, o Mineirão terá no mínimo de 30 partidas e, no máximo, 39.

Devido ao impasse entre Atlético e o consórcio Minas Arena, administrador do complexo esportivo, somente o Cruzeiro mandará seus jogos no campo. A abertura do novo estádio será no clássico entre Raposa e Galo, em 3 de fevereiro, pelo Campeonato Mineiro.

Ainda pelo Estadual, o time azul terá, pelo menos, mais cinco confrontos no Mineirão na primeira fase. Depois, se a equipe se classificar podem ser disputadas mais duas partidas (semifinal e final).

Pelo Brasileiro, o Cruzeiro fará 19 duelos como mandante. Já as projeções das Copas do Brasil e Sul-Americana dependem do desempenho da Raposa. Pela competição nacional, o time mineiro pode disputar de um a sete jogos, em casa. No torneio continental a variação vai de uma a cinco partidas. Vale lembrar que a partir das oitavas de final, a Copa do Brasil será disputada paralelamente à Sul-Americana.

Atlético e América mais distantes do Gigante

Além dos confrontos do Cruzeiro, o Mineirão receberá outros jogos em 2013. Em 9 de junho, haverá um amistoso entre a Seleção Brasileira e a França, em 9 de junho. Ainda no meio do ano, o Gigante da Pampulha terá três jogos da Copa das Confederações nos dias 17, 22 e 26.

Apesar da tendência de afastamento do estádio, já antecipada pelo presidente alvinegro, Alexandre Kalil, o Atlético pode acabar mandando alguma partida no local.

Galo e América fizeram parcerias com a BWA para a utilização do Independência. Pelo acordo, o alvinegro tem direito de explorar comercialmente o espaço. Além disso, Kalil já informou que, na primeira fase da Copa Libertadores, vai mandar seus jogos no Independência. Mas, se o Galo for à final da competição, não poderá jogar no Horto, por causa da capacidade de público.

Pelo calendário de 2013, o jogo entre Galo e Villa Nova, válido pela última rodada da competição, está marcado para o Mineirão. Isso porque no mesmo dia haverá o confronto entre América x Tombense, no Independência.

Como Coelho tem prioridade de mando no seu estádio, o Galo terá de sair. O alvinegro, no entanto, não é obrigado a jogar na Pampulha, podendo levar a partida para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, por exemplo. Mas, caso a última rodada do Mineirão não seja decisiva, pode ser que a partida do América ou do Atlético seja antecipada para o sábado, 20 de abril.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por