Veja os objetivos e desafios de América, Atlético e Cruzeiro no terço final do Brasileirão 2018

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
27/09/2018 às 21:20.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:41

América, Atlético e Cruzeiro iniciam neste fim de semana o terço final do Brasileirão, e grandes desafios aguardam os três mineiros, que terão 12 rodadas para buscar seus objetivos.

Falar em título é sonho, pois quem tem mais chances é o Atlético, que aparece com apenas 1%, segundo o site Probabilidades no Futebol, da UFMG. Mas isso não significa que americanos, atleticanos cruzeirenses não viverão emoções na reta final. 

Muito pelo contrário, pois o Coelho tenta, pela primeira vez, disputar a Série A por dois anos seguidos na Era dos pontos corridos. Galo e Raposa, por sua vez, têm um trampolim para a Libertadores de 2019, embora o Cruzeiro ainda possa buscar a vaga nas duas copas que ainda disputa.

 Clique para ampliar

 Cruzeiro

Na Copa do Brasil, a Raposa é finalista pelo segundo ano seguido e faz a final com o Corinthians em 10 e 17 de outubro. Se for bi, em sequência, e hexa, no geral, o Cruzeiro garante presença no torneio internacional.

Na atual edição, a Raposa faz a volta das quartas de final contra o Boca Juniors na quinta-feira que vem, no Mineirão, com a desvantagem de ter perdido por 2 a 0 em Buenos Aires.

Caso não vença uma das duas copas, o clube terá de buscar presença na Libertadores 2019 via Brasileirão. Para isso, deve precisar no mínimo de 20 dos 36 pontos que ainda disputa – um aproveitamento de 55,5%, superior ao que tem no momento, que é de 47,4%. 

 Clique para ampliar

 América

O Coelho vive uma situação mais tranquila que a da Raposa, pensando apenas na busca do seu objetivo dentro do Brasileirão. Nas 12 rodadas finais, com uma dúzia de pontos e um aproveitamento de 33,3%, tem apenas 20% de chances de ser rebaixado.

Nas primeiras 26 rodadas, o América conquistou 39,7% dos pontos. Se alcançar o mesmo desempenho nas últimas 12 partidas, somará mais 14 e chegará assim aos 45, marca que o torcedor usa como referência contra o rebaixamento, que neste ano deve ser evitado com menos.

 Clique para ampliar

 Atlético

Para o Galo, a final dos sonhos da Copa do Brasil seria entre Flamengo e Palmeiras, dois times que estão à sua frente na tabela da Série A e que poderiam abrir uma vaga a mais na fase de grupos da Libertadores, aumentando o “G-6”.

A classificação de Corinthians e Cruzeiro dificulta a vida do time de Thiago Larghi na batalha pela vaga direta na competição. 

Dos cinco times que estão neste momento à frente do Atlético na tabela do Brasileirão, pelo menos quatro terão de buscar a vaga na fase de grupos da Libertadores via Série A.

São Paulo, Internacional e Flamengo disputam somente o Campeonato Brasileiro. Além disso, Palmeiras e Grêmio só estão na Libertadores, e apenas um deles pode ganhar a competição de 2018, na qual têm a vaga nas semifinais bem encaminhada.

Por isso, as próximas três rodadas da Série A serão fundamentais para o Atlético, pois o time enfrentará três times da parte de baixo da tabela (Sport, Chapecoense e América).

O Alvinegro tem quase 70% de chances de ir à Libertadores 2019, segundo os números da UFMG, mas eles se referem ao “G-6”.

Quando se fala de vaga na fase de grupos da Libertadores 2019, o Galo deve precisar de algo próximo a 27 pontos, ou nove vitórias nos 12 jogos finais. O desafio é duro para o time de Thiago Larghi.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por