Velocidade em dose dupla: começam os campeonatos mineiros de Motovelocidade e Kart

Rodrigo Gini
19/02/2019 às 21:29.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:37
 (O2 Kawasaki/divulgação e Flávio Quick/divulgação)

(O2 Kawasaki/divulgação e Flávio Quick/divulgação)

Um mesmo fim de semana e a temporada começa para duas das principais competições do esporte motor no estado.
No Circuito dos Cristais, em Curvelo, pilotos de todo o país aceleram na etapa de abertura do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, que em pouco tempo se tornou uma das referências das duas rodas no país. No Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, vez dos pegas da primeira rodada dupla do Mineiro de Kart, cada vez mais democrático ao abrir espaço, por exemplo, para a turma do Indoor, com uma categoria específica para os modelos de aluguel. E palco da meninada do Projeto Piloto do Futuro, com a corrida que marcará o batismo da primeira turma de 2019.

Celeiro e ponto de passagem de praticamente todos os nomes mineiros que mais tarde brilhariam no automobilismo internacional – Cristiano da Matta, Bruno Junqueira, Rafa Matos, Clemente Jr. e mais recentemente Sérgio Sette Câmara –, o Mineiro de Kart mantém a fórmula de disputa com os motores preparados pela RBC Racing e sorteados entre os inscritos, de modo a limitar os custos e valorizar o braço.

E se a divisão por categorias permanece (Mirim, Cadete, F4, F4 Junior e Super Sprinter), uma novidade é o retorno ao Kartó-dromo Internacional Toninho da Matta, em Betim, que sediará a segunda das cinco etapas do campeonato, concentrado no primeiro semestre.

DUAS RODAS
No GP Gerais, a ordem também é manter um formato que vem dando certo, incluindo a parceria com o Campeonato Brasileiro, que “invade” Curvelo em 5 de maio e 6 de outubro.

Foram mantidas as cinco categorias principais: Superbike 1.000cc (com as subdivisões Pro, Evo e Master – pilotos nascidos antes de 1974); Supersport 600cc; Naked (sem distinção de cilindrada); Light (classes 600cc e 1.000cc) e a 300cc passa a ser dividida em Sport (modelos Kawasaki Ninja 300cc e Yamaha R3 sem qualquer preparação de motor) e Supersport (incluindo as Ninja 400, Honda CBR500 e KTM Duke 390 com preparação).

A categoria Touring, para quem quer apenas andar em segurança e aprimorar a técnica, também foi mantida. No domingo, as atividades de pista têm início às 8h, com os treinos de aquecimento e as corridas.

* Mais notícias do automobilismo e do motociclismo você confere no site Racemotor (https://www.racemotor.com.br)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por